Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de design thinking para apoiar a inovação no desenvolvimento de produtos e serviços

Processo: 15/00291-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia do Produto
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Henrique Rozenfeld
Beneficiário:Maiara Rosa
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão da inovação   Desenvolvimento de produtos   Design de produtos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento de produtos e serviços | design thinking | Front end da inovação | Gestão da inovação | Gestão da inovação; Desenvolvimento de produtos e serviços

Resumo

O desenvolvimento de produtos e serviços está ligado intimamente ao design, o qual é parte essencial da inovação. Também, verifica-se que a inovação se tornou fator estratégico para sobrevivência, desenvolvimento e êxito das empresas no mercado. Observa-se que, na criação de um novo produto ou serviço, há uma divisão clara de três fases: O Fuzzy Front End (FFE), o desenvolvimento do produto ou serviço e a comercialização. No caso, o FFE apresenta natureza confusa, experimental e incerta, e abrange desde a geração da ideia até a autorização de seu desenvolvimento. Já o desenvolvimento do produto ou serviço se trata de um processo onde há busca, criação e seleção de soluções, tratando-se de uma fase onde o potencial criativo é essencial para buscar o sucesso da inovação. Propõe-se explorar nessas fases a aplicação do design thinking, metodologia de criação focada no usuário que afirma ser capaz de lidar com tais tipos de situação, ou seja, problemas complexos e de difícil solução, raciocínio confuso e geração de ideias inovadoras e criativas. Alguns trabalhos da literatura chegaram a abordar a interação com clientes no FFE, porém sem uma metodologia de interação com o usuário. No entanto, não existem trabalhos que examinem a integração entre o design thinking e o FFE ou a integração entre design thinking e o processo de desenvolvimento de produtos e serviços, identificando as melhores fases para a sua aplicação e os melhores métodos e ferramentas. Assim, este trabalho busca explorar a aplicação do design thinking na inovação de produtos e serviços, que pode envolver, conforme o autor, o planejamento da inovação (FFE) e o processo de desenvolvimento de produtos e serviços, sempre que houver conceitos e concepções inovadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Maiara. Caracterização do design thinking visando sua integração com o processo de desenvolvimento de sistemas produto-serviço. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.