Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologias para auxiliar a avaliação de patentes no âmbito da bioenergia no Brasil e no mundo

Processo: 14/27197-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:José Maria Ferreira Jardim da Silveira
Beneficiário:Fábio Kenji Masago
Instituição Sede: Instituto de Economia (IE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bioenergia   Patentes   Prospecção tecnológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioenergia | Impacto tecnológico | Metodologias de avaliação de patentes | ou artigos científicos | Prospecção Tecnológica | Trajetorias Tecnologicas | Valoração de patentes e | Bioenergia

Resumo

Patentes incluem informações dispostas sobre o detentor da patente e, por meio de diversas análises, torna-se possível realizar prospecções mercadológicas para o meio corporativo. Assim, patentes são como uma espécie de medidores do nível inventivo e as suas citações são um meio para medir o fluxo ou os impactos do conhecimento de um país ou firma. A representação do todo ou parte das informações em forma de rede de citações de patentes permite verificar os rumos, os desdobramentos e o surgimento de novas áreas tecnológicas. Dessa forma, o projeto possui como objetivo a avaliação e o desenvolvimento de metodologias para a evolução das pesquisas no âmbito da área de bioenergia por meio da valoração de patentes e/ou artigos científicos, abrangendo desde áreas tecnológicas consideradas mais amplas e conhecidas até as mais emergentes. A estratégia inicial a ser adotada será o estudo das tecnologias potenciais para a produção de etanol de segunda geração: palha e o bagaço da cana; madeira dura e madeira mole; talo, espiga e forragem de milho; algodão; palha de trigo; sisal; palha de arroz; fibra de coco; fibra de bananeira; e palha de cevada. Após isso, serão implementados um módulo computacional conforme as bases de dados escolhidas (artigos e/ou patentes) e funções algorítmicas para a análise de trajetórias tecnológicas. Através dos resultados, permite-se a escolha de diretrizes para a compreensão e a investigação dos campos tecnológicos mais promissores no escopo da área de bioenergia. Além da identificação de empresas e organizações as quais potencialmente poderão estabelecer contratos tecnológicos às operações das pesquisas no campo de Bioenergia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, CAROLINA DA SILVEIRA; MASAGO, FABIO KENJI; FERREIRA JARDIM DA SILVEIRA, JOSE MARIA; MORAES, BRUNA DE SOUZA; BACELLAR MENDES, LEONARDO BRANTES; LUNA, IVETTE RAYMUNDA. Bioenergy emerging paradigm: Collaborative networks and determinants in the upgrading process of technological frontiers. AFRICAN JOURNAL OF SCIENCE TECHNOLOGY INNOVATION & DEVELOPMENT, . (20/16135-6, 16/13820-4, 19/05278-3, 14/27197-1, 16/16438-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MASAGO, Fábio Kenji. Methodologies to aid the evaluation of bioenergy research areas through patents documents. 2022. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.