Busca avançada
Ano de início
Entree

Limitações físicas em área rural degradada: busca metodológica para definir o uso adequado das terras

Processo: 15/00875-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Cenira Maria Lupinacci
Beneficiário:Felipe Augusto Scudeller Zanatta
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Uso do solo   Geomorfologia   Ecologia da paisagem   Legislação ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropogeomorfologia | Geoecologia da Paisagem | Legislação ambiental brasileira | processos erosivos | sistema de capacidade de uso | uso da terra | Geomorfologia

Resumo

O uso inadequado da terra promove uma série de degradações ambientais: reduz a fertilidade natural dos solos, altera a infiltração e escoamento da água e cria as condições favoráveis para a formação e desenvolvimento de processos erosivos que movem grandes quantidades de solos para os fundos de vales, alterando a dinâmica fluvial, a qualidade e a quantidade de água. Na alta bacia do ribeirão Areia Dourada, Marabá Paulista (SP), em trabalho anterior de dissertação de mestrado, foi averiguado que manejos agrícolas inadequados às características do ambiente resultaram no desenvolvimento de 530 erosões lineares, o que diminuiu a quantidade de terras agricultáveis e alterou a rede de drenagem, mediante aumento do número de canais de 1ª ordem e expansão da área de planície e terraço fluvial dos canais de ordem superior. Visando dar continuidade ao trabalho desenvolvido no mestrado, o presente projeto de pesquisa, no intuito de propor metodologia cartográfica para ambientes rurais e degradados através de estudo aplicado na referida bacia, objetiva avaliar a dinâmica natural da área e sugerir sistema de uso e manejo adequados às características e limitações do meio físico. Para tanto, serão aplicadas e integradas duas distintas metodologias: da geoecologia da paisagem, a fim de averiguar a dinâmica e fragilidade natural dos terrenos por meio das unidades físicas; e do sistema de capacidade de uso, para levantar os usos adequados em cada propriedade rural da área. Os dados serão analisados com base em estudos sobre a paisagem, teoria geral dos sistemas, equilíbrio dinâmico e pressupostos da antropogeomorfologia e da legislação ambiental brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELIPE AUGUSTO SCUDELLER ZANATTA; CENIRA MARIA LUPINACCI; MARCOS NOBERTO BOIN. Correlação entre uso da terra e feições geomorfológicas: uma proposta de análise a partir da cartografia retrospectiva. Sociedade e Natureza, v. 32, p. 472-489, . (15/00875-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANATTA, Felipe Augusto Scudeller. Limitação física em área rural degradada: busca metodológica para definir o uso adquado das terra. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.