Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação da eficácia clínica do cetoprofeno, associado ou não ao omeprazol, no controle da dor, edema e trismo em exodontias de terceiros molares inferiores

Processo: 14/25792-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Clínica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carlos Ferreira dos Santos
Beneficiário:Luis Fernando Simoneti
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cetoprofeno   Omeprazol   Dor   Edema   Trismo   Dente serotino   Cirurgia bucomaxilofacial   Anti-inflamatórios não esteroides

Resumo

O controle da dor, edema e trismo em pacientes submetidos à cirurgia oral e maxilofacial é frequentemente realizado por meio da administração de Anti-Inflamatórios Não-Esteroidais (AINES). Pesquisas evidenciam que os AINES exercem seu efeito terapêutico por meio da inibição das cicloxigenases (COX) 1 e 2, o que determina inibição da produção de prostaglandinas, as quais têm efeitos de potencializar a ação de vários mediadores inflamatórios. O presente estudo tem por objetivo avaliar, de forma duplo-cega, randomizada e cruzada, a eficácia clínica do cetoprofeno (200 mg) e cetoprofeno com associação de omeprazol (200 mg e 20 mg, respectivamente), ambos administrados por via oral a cada 24 h durante 4 dias, em 50 voluntários com idade igual ou superior a 18 anos e que necessitem de exodontia dos dois terceiros molares inferiores (com posições muito semelhantes). Serão analisados os seguintes parâmetros: 1) intensidade subjetiva da dor por meio de escala visual analógica; 2) abertura de boca antes da cirurgia, no 2o dia de pós-operatório e no 7o dia de pós-operatório (momento da retirada de pontos); 3) início e duração da cirurgia após a administração do anestésico local; 4) incidência, tipo e gravidade das reações adversas; 5) quantidade total de medicação de socorro (paracetamol); 6) edema facial medido no 2o dia de pós-operatório e no 7o dia de pós-operatório (em comparação com as medidas obtidas antes da cirurgia). Após a coleta, os dados serão devidamente analisados por meio de gráficos e tabelas que permitirão as análises adequadas. O teste T pareado será utilizado para comparar a duração das cirurgias. O teste não paramétrico de Wilcoxon será utilizado para a análise dos parâmetros "medicação de socorro" e dor pós-operatória (escala analógica visual). Os dados de abertura de boca e edema serão submetidos à análise estatística por meio de análise de variância (ANOVA) seguida do pós-teste de Tukey para comparações múltiplas. A significância estatística será estabelecida em 5%. Os resultados serão apresentados como média ± desvio padrão da média. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIS FERNANDO SIMONETI; GIOVANA MARIA WECKWERTH; THIAGO JOSÉ DIONÍSIO; ELZA ARAUJO TORRES; PAULO ZUPELARI-GONÇALVES; ADRIANA MARIA CALVO; JOSÉ ROBERTO LAURIS; FLÁVIO CARDOSO FARIA; CARLOS FERREIRA SANTOS. Efficacy of Ketoprofen With or Without Omeprazole for Pain And Inflammation Control After Third Molar Removal. Brazilian Dental Journal, v. 29, n. 2, p. 140-149, . (14/25792-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIMONETI, Luis Fernando. Comparação da eficácia clínica do cetoprofeno, associado ou não ao omeprazol, no controle da dor, edema e trismo em exodontias de terceiros molares inferiores. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.