Busca avançada
Ano de início
Entree

Problemas de corte de estoque com restrições de classe

Processo: 14/25892-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Teoria da Computação
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Flávio Keidi Miyazawa
Beneficiário:Yulle Glebbyo Felipe Borges
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Programação por restrições   Otimização combinatória   Problemas de corte de estoque   Métodos de geração de colunas   Branch-and-price

Resumo

Neste projeto, estamos interessados em estudar o problema de corte de estoque sob restrições de classe. Neste problema, procura-se a menor quantidade de peças possível a partir das quais deve-se cortar itens de diferentes classes (ou cores), tamanhos e demandas, sabendo que cada peça possui um limite na quantidade de itens de cores diferentes que podem ser cortadas a partir desta peça. Este tipo de problema tem sido pouco estudado na literatura. Pretendemos utilizar técnicas de Branch-and-Price para encontrar soluções ótimas inteiras para este problema. Branch-and-Price tem obtido sucesso para solução de alguns problemas de corte e empacotamento como o problema de corte de estoque comum, porém existem poucos trabalhos que utilizam esta técnica para resolver problemas que incluam restrições de classe. Esta técnica tira proveito da estrutura do problema para se obter soluções inteiras, por isso é necessária cautela ao aplicá-la para que não se modifique esta estrutura de forma que torne o problema ainda mais difícil de ser resolvido. Um dos principais objetivos deste projeto é apresentar uma técnica eficaz de branch-and-price para o problema de corte de estoque com restrição de classe em suas versões unidimensional e bidimensional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES, YULLE G. F.; MIYAZAWA, FLAVIO K.; SCHOUERY, RAFAEL C. S.; XAVIER, EDUARDO C. Exact algorithms for class-constrained packing problems. COMPUTERS & INDUSTRIAL ENGINEERING, v. 144, JUN 2020. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Yulle Glebbyo Felipe. Branch-and-price algorithms for the class constrained bin packing problem = Algoritmos branch-and-price para o problema de empacotamento em recipientes com restrições de classe. 2016. 60 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.