Busca avançada
Ano de início
Entree

Imagem e ritual: a fotografia e o Sutra lótus primordial

Processo: 14/01555-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Suely Kofes
Beneficiário:Alexsânder Nakaóka Elias
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Antropologia visual   Fotografia

Resumo

A pesquisa pretende realizar uma análise da principal expressão ritual da HBS - a emanação da doutrina, oração e imagem sagrada Namumyouhourenguekyou - realizado no Brasil e no Japão, países sócio-culturalmente distintos. O projeto tem como cerne pesquisar a Catedral Nikkyoji, localizada na cidade de São Paulo, além de contemplar templos no Japão (país de origem da HBS), na Índia e no Nepal. A HBS é a mais antiga corrente budista no Brasil, chegando ao país no ano de 1908, pelo sacerdote Ibaragui Nissui. Esta vertente, sobre a qual este trabalho pretende se debruçar, acumula um século de história e tradição. Para desenvolver esta pesquisa pretendo utilizar o método de observação, coleta de narrativas e, principalmente, imagens fotográficas. Com relação ao uso da fotografia, o intuito é o de explorar a potencialidade das imagens para compor uma etnografia da comunidade budista japonesa, na qual haverá, também, uma experimentação etnográfica visual.Recentemente e tendo esta pesquisa como objetivo, participei da rotina dos sacerdotes da Catedral Nikkyoji (o maior e principal dos 10 templos da HBS no país) e de uma peregrinação pela Índia, Nepal (local onde surgiu o Budismo) e por templos da religião no Japão, que ocorreu entre os dias 03 e 23 de maio de 2014, na companhia de religiosos brasileiros e japoneses (residindo, durante o período, em diversos templos da HBS).Esta pesquisa transita em terrenos que dialogam entre si. O intuito é utilizar a pesquisa de campo para produzir um arquivo fotográfico como parte de uma experimentação em etnografia visual, na qual o acervo fotográfico tenha uma presença forte convivendo com os procedimentos etnográficos (como a observação), nos rituais e na vida cotidiana da comunidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ELIAS, Alexsânder Nakaóka. Dupla imagem, duplo ritual: a Fotografia e o Sutra Lótus Primordial. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.