Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito protetor da infecção com GBV-C em pacientes HIV positivos

Processo: 14/27228-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paolo Marinho de Andrade Zanotto
Beneficiário:Érica Araújo Mendes
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Coinfecção   Resposta imune   HIV
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:resposta imune | Zika vírus | Doenças Infectocontagiosas

Resumo

O vírus da imunodeficiência adquirida humana é responsável pela geração de quadros de imunossupressão severa, os quais comprometem a saúde do indivíduo infectado, assim como a capacidade do organismo de se defender contra a invasão por outros agentes infecciosos. Ainda, sabe-se que a coinfecção de pacientes HIV positivos com o vírus da hepatite G (GVB-C) é comum dentre esses indivíduos e apesar disso pouco ainda se conhece sobre como o GVB-C imunomodula o sistema imune de pacientes HIV+. Caracterizar como a ativação de células do sistema imune está envolvida na imunomodulação do processo inflamatório crônico induzido pelo HIV na presença desse vírus pode gerar valiosas informações para o desenvolvimento de novas metodologias para o tratamento clínico do paciente HIV+, principalmente daqueles que respondem com menor eficiência aos tratamentos disponíveis atualmente, já que alguns estudos indicam que a coinfecção com o GVB-C diminui a morbidade e a mortalidade de pacientes HIV+. Desse modo, esse estudo visa avaliar o comportamento do sistema imune de indivíduos com coinfecção GVB-C e HIV em comparação com indivíduos somente infectados com HIV, tendo por foco os receptores do tipo TLR, na tentativa de se esclarecer e confirmar se a coinfecção com GBV-C seria capaz de alterar o curso da infecção pelo HIV, resultando em melhoras na qualidade de resposta do sistema imune do indivíduo coinfectado e cenário de desenvolvimento de complicações advindas do HIV. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, DANIELLE B. L.; DURIGON, GIULIANA S.; MENDES, ERICA A.; LADNER, JASON T.; ANDREATA-SANTOS, ROBERT; ARAUJO, DANIELLE B.; BOTOSSO, VIVIANE F.; PAOLA, NICHOLAS D.; NETO, DANIEL F. L.; CUNHA, MARIELTON P.; et al. Persistence and Intra-Host Genetic Evolution of Zika Virus Infection in Symptomatic Adults: A Special View in the Male Reproductive System. Viruses-Basel, v. 10, n. 11, . (13/07467-1, 14/17766-9, 14/27228-4, 14/16333-1, 16/08727-5, 15/25643-7, 14/03911-7, 16/08204-2, 16/20045-7, 13/26942-2, 16/03605-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.