Busca avançada
Ano de início
Entree

Tendências do volume de buscas e qualidade da informação na internet sobre dor de dente

Processo: 14/21292-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Thiago Cruvinel da Silva
Beneficiário:Matheus Lotto de Almeida Souza
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em odontologia   Odontalgia   Internet   Web sites   Informação em saúde   Qualidade da informação   Disseminação de informação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em Odontologia | Internet | odontalgia | Informação em Saúde

Resumo

A rápida difusão da Internet pelo mundo revolucionou o processo de disseminação da informação em saúde entre profissionais e pacientes. O presente estudo tem por objetivos (1) determinar as tendências de busca dos usuários da Internet por informações relacionadas à dor de dente e (2) avaliar a qualidade da informação sobre dor de dente disponível em websites da Internet. A estimativa mensal do número absoluto de vezes que um grupo de termos relacionados ao tema dor de dente foi buscado no Google entre agosto de 2012 e agosto de 2014 será determinada pela ferramenta Google AdWords. A tendência do volume de buscas sobre dor de dente no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália será obtida pelo uso da ferramenta Google Trends. Os resultados serão apresentados em um gráfico de análise temporal de tendência de variação do índice Search Index Value, com valores entre 0 e 100. A qualidade da informação da Internet sobre dor de dente será avaliada pelo uso dos instrumentos DISCERN e critérios da referência JAMA. Previamente, cem websites descritos em português do Brasil serão selecionados nas ferramentas de busca Google, Baidu, Yahoo! e Bing e, em seguida, classificados em sete diferentes categorias: acadêmico, odontológico, áreas da saúde, comercial, imprensa, grupos de discussão/redes sociais e inespecífico. Posteriormente, dois avaliadores independentes e previamente calibrados concederão um escore entre 16 e 80 para cada website, de acordo com os critérios do instrumento DISCERN para a análise da qualidade da informação escrita em saúde. A análise estatística será conduzida de acordo com a normalidade e homogeneidade dos dados obtidos. Valores de P<0,05 serão considerados para diferenças estatisticamente significantes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOTTO, MATHEUS; AGUIRRE, PATRICIA ESTEFANIA AYALA; LOURENCO NETO, NATALINO; CRUVINEL, AGNES FATIMA; CRUVINEL, THIAGO. Is the Quality of Toothache-Related Information Published in Brazilian Websites Adequate to Assist People in Seeking Dental Treatment?. ORAL HEALTH & PREVENTIVE DENTISTRY, v. 18, n. 2, p. 301-309, . (17/25899-7, 14/21292-2)
LOTTO, MATHEUS; AYALA AGUIRRE, PATRICIA ESTEFANIA; RIOS, DANIELA; ANDRADE MOREIRA MACHADO, MARIA APARECIDA; PEREIRA CRUVINEL, AGNES FATIMA; CRUVINEL, THIAGO. Analysis of the interests of Google users on toothache information. PLoS One, v. 12, n. 10, . (14/21292-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.