Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem tridimensional em elementos finitos, validação e análise de tensões e deformações devido ao impacto em coluna vertebral humana

Processo: 14/26366-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Edson Antonio Capello Sousa
Beneficiário:Bruno Agostinho Hernandez
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Coluna vertebral   Bioengenharia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioengenharia | Coluna Vertebral | Impacto | Método dos Elementos Finitos | Modelo numérico | Bioengenharia

Resumo

As pesquisas em Bioengenharia têm apresentado um significante crescimento nos últimos anos, principalmente nos estudos do comportamento biomecânico de colunas vertebrais. Uma das situações mais críticas para a coluna vertebral humana é quando esta é solicitada por ação de um impacto. O impacto faz com que altas tensões surjam e que fraturas ocorram. Assim, estudar o comportamento dinâmico de colunas vertebrais sujeitas a estas condições é essencial para o entendimento do fenômeno e para a proposição de novas metodologias e técnicas para o tratamento clínico. Entretanto, um estudo clínico, experimental ou analítico das tensões neste tipo de conjunto é muitas vezes impraticável, devido à natureza biológica e as condições não lineares presentes. Em virtude disto, muitos pesquisadores têm utilizado o Método dos Elementos Finitos (MEF) para a realização destas pesquisas. Através deste método, pode-se avaliar situações não lineares (interações biomecânicas), com geometrias complexas e de difícil experimentação. Porém, no caso de aplicação em colunas, o desenvolvimento de um modelo que simule e preveja as condições de trabalho e seu comportamento mecânico é complexo, pois se trata de um sistema de vários componentes, com geometrias, materiais e funções mecânicas distintas. Então, para a melhoria das técnicas de modelagem e da qualidade dos estudos em Bioengenharia, melhores modelos computacionais devem ser gerados, estudados e validados. Quanto mais fidedigno o modelo, mais confiáveis serão os resultados gerados pelo método. Portanto, os objetivos deste trabalho são o de desenvolver um modelo tridimensional de Elementos Finitos de uma coluna vertebral humana contendo as vértebras de C1 a C5; o de validar este modelo a partir de resultados experimentais e, após isto, realizar análises com o modelo, estudando as deformações e as tensões causadas em uma situação de impacto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AGOSTINHO HERNANDEZ, BRUNO; GILL, HARINDERJIT SINGH; GHEDUZZI, SABINA. A Novel Modelling Methodology Which Predicts the Structural Behaviour of Vertebral Bodies under Axial Impact Loading: A Finite Element and DIC Study. MATERIALS, v. 13, n. 19, . (14/26366-4)
AGOSTINHO HERNANDEZ, BRUNO; GILL, HARINDERJIT S.; GHEDUZZI, SABINA. Properties of PMMA end cap holders affect FE stiffness predictions of vertebral specimens. PROCEEDINGS OF THE INSTITUTION OF MECHANICAL ENGINEERS PART H-JOURNAL OF ENGINEERING IN MEDICINE, v. 235, n. 2, p. 245-252, . (14/26366-4)
HERNANDEZ, BRUNO AGOSTINHO; GILL, HARINDERJIT S.; GHEDUZZI, SABINA. Material property calibration is more important than element size and number of different materials on the finite element modelling of vertebral bodies: A Taguchi study. MEDICAL ENGINEERING & PHYSICS, v. 84, p. 7-pg., . (14/26366-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.