Busca avançada
Ano de início
Entree

Inibição temporária da meiose e lipólise química intraoocitária: inovações na produção in vitro de embriões bovinos

Processo: 14/21289-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Cláudia Lima Verde Leal
Beneficiário:Daniela Martins Paschoal
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Vitrificação   Embrião de animal   Bovinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bloqueio meiótico | Cilostamida | forskolin | Miv | Piv | Vitrificação | Biotecnologias da reprodução

Resumo

O uso de fármacos, como cilostamida e forskolin, tem sido efetivo em retardar a meiose por estes serem ativadores da AMPc. O forskolin também é utilizado para diminuir a quantidade de gotas lipídicas presentes no citossol oocitário durante a MIV. Esse projeto possui como objetivo avaliar o efeito do forskolin e da cilostamida como estratégia de atenuação da meiose espontânea e assim melhorar a produção in vitro de embriões bovinos, bem como avaliar a indução da lipólise química durante a MIV de oócitos para melhorar a qualidade e criotolerância dos embriões PIV. No Experimento I, os oócitos serão maturados com forskolin (50 µM) e cilostamida (20 µM), durante 6 h, isolados ou em conjunto para causar uma inibição temporária da retomada da meiose espontânea. Em seguida, serão maturados na ausência desses fármacos durante 18 h para a progressão da meiose e também sob a presença ou não do FSH (1 mg/mL). Após as 24 h de MIV, seus núcleos serão avaliados para saber cada estágio. Os mesmos serão avaliados em relação à produção de embriões (taxa de clivagem, blastocistos e índice de células apoptóticas dos embriões) após a FIV e CIV. No Experimento II, os oócitos serão maturados com o forskolin (50 µM) em três períodos para avaliar a lipólise: 6 h com forskolin e 18 h sem forskolin; 18 h com forskolin e 6 h sem forskolin; e 24 h total com forskolin. Esses mesmos grupos serão avaliados na presença ou ausência de SFB (10 %). Após a maturação, os lipídios serão quantificados com a técnica Nile Red para determinar o grau de lipólise. Na segunda etapa os mesmos grupos serão avaliados após FIV e CIV em relação à produção de embriões (taxa de clivagem e blastocistos), qualidade (índice de apoptose) e também resistência à vitrificação (taxa de reexpansão e índice de apoptose). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PASCHOAL, DANIELA MARTINS; SUDANO, MATEUS JOSE; LANCELLOTTI SCHWARZ, KATIA REGINA; DIAS MAZIERO, ROSIARA ROSARIO; GUASTALI, MIDYAN DAROZ; CROCOMO, LETICIA FERRARI; ONA MAGALHAES, LUIS CARLOS; MARTINS, JR., ALICIO; VERDE LEAL, CLAUDIA LIMA; LANDIM-ALVARENGA, FERNANDA DA CRUZ. Cell apoptosis and lipid content of in vitro-produced, vitrified bovine embryos treated with forskolin. Theriogenology, v. 87, p. 108-114, . (10/50410-2, 14/21289-1, 11/08926-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.