Busca avançada
Ano de início
Entree

Hidrogéis de rede dupla para a liberação térmica e fotoquímica de óxido nítrico

Processo: 14/24955-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 01 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Mathilde Julienne Gisele Champeau
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Hidrogéis   Óxido nítrico   Fotoquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | fotoquímica | Hidrogéis | Oxido Nitrico | Polímeros | Biomateriais

Resumo

Aplicações tópicas de hidrogéis liberadores de óxido nítrico (NO) podem prevenir ou mesmo reverter as consequências da disfunção endotelial, tais como as úlceras diabéticas de pernas e hidrogéis de rede dupla (DNH) podem ampliar as potenciais aplicações dos hidrogéis doadores de NO convencionais, devido às suas propriedades melhores mecânicas. Os principais objetivos deste projeto são a preparação de novos hidrogéis DNHs como plataformas para a liberação térmica e fotoquímica de NO em aplicações biomédicas. Duas plataformas principais serão desenvolvidas: DNH s compostos de poli(álcool vinílico) (PVA) interpenetrado com hidroxipropilmetilcelulose (HPMC), ambos reticulados via esterificação com ácido mercaptosuccínico e DNHs compostos de PVA funcionalizado com ácido tioláctico (TLA), interpenetrado com uma rede de micelas de Pluronic F127. Ambas as plataformas serão submetidas à posterior S-nitrosação dos grupos -SH gerando DNSs funcionalizados com grupos -SNO. Os DNSs serão caracterizados em relação aos seus comportamentos viscoelásticos por reologia oscilatória, às suas propriedades térmicas por calorimetria diferencial exploratória e propriedades de difusão, utilizando-se celas de difusão de Franz. As mudanças na microestrutura dos DNHs sob condições de estiramento e compressão serão investigadas por espalhamento de raios X de baixo ângulo (SAXS) no Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS), Campinas, SP. As cinéticas de liberação térmica e fotoquímica de NO a partir dos DNHs serão caracterizadas por quimiluminescência. As aplicações potenciais dos novos DNHs liberadores de NO, para uso tópico e para uso como cartilagens artificiais, serão avaliadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAMPEAU, MATHILDE; POVOA, VALERIA; MILITAO, LUCAS; CABRINI, FLAVIA M.; PICHETH, GUILHERME F.; MENEAU, FLORIAN; JARA, CARLOS P.; DE ARAUJO, ELIANA P.; DE OLIVEIRA, MARCELO G.. Supramolecular poly(acrylic acid)/F127 hydrogel with hydration-controlled nitric oxide release for enhancing wound healing. Acta Biomaterialia, v. 74, p. 312-325, . (16/02414-5, 17/19253-7, 14/24955-2, 15/17515-9, 13/07607-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.