Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do plasma seminal oriundo da fração rica do ejaculado sobre as características estruturais e na cinética do espermatozóide suíno conservado sob refrigeração a 17°C por 72 horas

Processo: 14/20768-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:André Furugen Cesar de Andrade
Beneficiário:Diego Feitosa Leal
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Andrologia veterinária   Sêmen   Espermatozoides   Suínos   Citometria de fluxo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citometria de fluxo | espermatozoides | Plasma seminal | Suínos | Andrologia

Resumo

O presente projeto pretende avaliar os efeitos do plasma seminal, oriundo da fração rica do ejaculado, sobre a cinética espermática, integridade das membranas plasmática e acrossomal e peroxidação lipídica das membranas do espermatozoide suíno armazenado sob refrigeração a 17°C por 72 horas. Serão obtidos 6 ejaculados de 6 cachaços. Em seguida o sêmen in natura será avaliado quanto às características da motilidade pelo sistema computadorizado de análise do sêmen, morfologia espermática por contraste de interferência diferencial e concentração espermática. Após essa primeira avaliação, os ejaculados serão acondicionados em tubos cônicos de 50 mL para serem divididos em três tratamentos, a saber: Não Centrifugado (NC), centrifugado e com o plasma seminal retirado Pós-Centrifugação (CS) e Centrifugado Resuspendido (CR). A força de centrifugação utilizada será de 600xg por 20 minutos. Todos os tratamentos serão submetidos à diluição em meio BTS para que se obtenha uma concentração de 30 x 106 espermatozoides por mililitro (mL) atingindo um volume final da DI de 50 ml. Em seguida, as amostras permanecerão por 90 minutos em temperatura ambiente e protegidas da luz antes de serem armazenadas. As doses com os diferentes tratamentos serão acondicionadas à temperatura de 17°C e serão avaliadas nos intervalos 0 (90 min pós-diluição), 24, 48 e 72 horas para os seguintes parâmetros: características da motilidade (CASA), integridade das membranas plasmática e acrossomal e peroxidação das membranas espermáticas por citometria de fluxo. Os serão submetidos à análise de variância (PROC GLM), empregando-se o programa SAS (1998). Quando o principal efeito for significativo, as médias serão comparadas pelo teste de Tukey. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEAL, D. F.; TORRES, M. A.; RAVAGNANI, G. M.; MARTINS, S. M. M. K.; MEIRELLES, F. V.; DE ANDRADE, A. F. C.. Absence of seminal plasma from sperm-rich fraction decreases boar sperm quality characteristics during the course of liquid storage. Animal Reproduction Science, v. 198, p. 20-26, . (14/20768-3, 15/14258-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEAL, Diego Feitosa. Influência do plasma seminal oriundo da fração rica do ejaculado sobre as características estruturais e na cinética do espermatozoide suíno conservado sob refrigeração a 17°C por 72 horas. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.