Bolsa 14/26812-4 - Neoliberalismo, Seguridade social - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A prisão, a cidade e o governo neoliberal da segurança urbana: três engates estruturais

Processo: 14/26812-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 29 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 30 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Laurindo Dias Minhoto
Beneficiário:Laurindo Dias Minhoto
Pesquisador Anfitrião: Jonathan Simon
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of California, Berkeley (UC Berkeley), Estados Unidos  
Vinculado ao auxílio:13/26116-5 - A gestão do conflito na produção da cidade contemporânea: a experiência paulista, AP.TEM
Assunto(s):Neoliberalismo   Seguridade social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cidades globais | encarceramento em massa | governo da segurança | guinada punitiva | neoliberalismo | Sociologia da punição

Resumo

O projeto de pesquisa elabora a hipótese de que a imbricação crescente, entre mudança urbana e mudança penal, pode ser concebida como chave analítica privilegiada para compreender o funcionamento de sistemas de justiça criminal, em diferentes cidades globais, cujos modos de operação se reorientam na direção da guinada punitiva e, particularmente, da implementação de políticas seletivas de encarceramento em massa. Essa hipótese será desenvolvida pela análise de três engates estruturais entre (i) distintas tecnologias de poder, (ii) sistemas e (iii) estruturas sociais. Em particular, trata-se de pensar (i) a articulação entre disciplina e soberania no interior da governamentalidade neoliberal, com ênfase na adoção de mecanismos de exceção e de estratégias de controle de condutas e responsabilização individual; (ii) as tendências de desdiferenciação produzidas pelo neoliberalismo e a recomposição das fronteiras entre os sistemas econômico, político e jurídico, e seus efeitos sobre o sistema de justiça criminal, seja na linha da politização via populismo penal, seja na linha da economicização via indústria do controle do crime; (iii) no caso brasileiro, o modo como um continuum histórico de colonização do sistema de justiça criminal encontra hoje condições sociais renovadas de legitimação na emergência do governo neoliberal da segurança urbana que reconfigura e conecta estratégias de controle do crime em contextos urbanos específicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAURINDO DIAS MINHOTO. ENCARCERAMENTO EM MASSA, RACKETEERING DE ESTADO E RACIONALIDADE NEOLIBERAL. Lua Nova, n. 109, p. 161-191, . (14/26812-4)
LAURINDO DIAS MINHOTO; GUILHERME LEITE GONÇALVES. Nova ideologia alemã? A teoria social envenenada de Niklas Luhmann. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 27, n. 2, p. 21-43, . (14/26812-4)
MINHOTO, LAURINDO DIAS. Notes on Luhmann, Adorno, and the critique of neoliberalism. THESIS ELEVEN, v. 143, n. 1, p. 56-69, . (14/26812-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.