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Teoria Crítica, Política e Formação: a experiência da escola secundária alemã na formação política da sociedade

Processo: 14/23165-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de agosto de 2015
Vigência (Término): 02 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Gomes
Beneficiário:Luiz Roberto Gomes
Pesquisador Anfitrião: Andreas Gruschka
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Goethe University Frankfurt, Alemanha  
Assunto(s):Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formação Política | Fundamentos da Educação | Hermenêutica Objetiva | Teoria Crítica | Teoria Social Crítica | Theodor Adorno | Teoria Crítica e Educação

Resumo

O projeto de pesquisa em questão, concebido com propósito de realização de estágio de pós-doutorado docente no exterior, é uma das ações decorrentes do intercâmbio acadêmico firmado entre dois grupos de pesquisa, o "Teoria Crítica e Educação - CNPq" (Brasil) e o "Reconstrução Pedagógica do Ensinar - Universidade de Frankfurt" (Alemanha). Trata-se da possibilidade de aprimoramento do referencial teórico-metodológico para as pesquisas empíricas na área de Teoria Crítica e Educação no Brasil, em função da necessidade de caracterização objetiva dos problemas que integram a cultura brasileira, especialmente na relação entre política e formação. Entre as diversas perspectivas de pesquisa potencializadas pela teoria crítica, a Hermenêutica Objetiva, uma variante da pesquisa sociológica qualitativa, desenvolvida por Ulrich Oevermann e aplicada à situação empírica da sala de aula por Andreas Gruschka, ambos pesquisadores da Universidade de Frankfurt, pode ser considerada hoje, na Alemanha, como uma das mais difundidas e reconhecidas abordagens em pesquisa qualitativa para a investigação das relações sociais, sobretudo no âmbito da família, da escola e da mídia (Wernet, 2006; Kraimer, 2000; Vilela, 2010). Diante do exposto, o objetivo principal do estágio de pós-doutorado em Frankfurt é analisar, a partir da experiência empírica da escola secundária alemã, e do referencial da Bildung (formação cultural), os princípios normativos que embasam a formação política hoje.

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