Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação dos neurônios da porção rostrolateral da substância cinzenta periaquedutal (rlPAG) mobilizados durante a busca por droga e suas conexões com o córtex pré-frontal medial (PFCm) e neurônios orexinérgicos da área hipotalâmica lateral (LHA)

Processo: 14/04318-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sandra Regina Mota Ortiz
Beneficiário:Brunella Valbão Flora
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuroanatomia   Córtex pré-frontal   Neurônios   Região hipotalâmica lateral   Drogas ilícitas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:área hipotalâmica lateral | busca por droga | córtex pré-frontal medial | neurônios orexinérgicos | Substância cinzenta periaquetudal | Neuroanatomia

Resumo

Diversos estudos da literatura descrevem a substância cinzenta periaquedutal como sendo um importante sítio neural responsável pela expressão de uma série de comportamentos motivados, como os comportamentos de defesa, sexual e maternal. Trabalhos do nosso grupo mostraram a partir de lesões neuroquímicas por NMDA que a porção rostrolateral da substância cinzenta periaquedutal desempenha um papel crítico na motivação para perseguir presas durante a caça predatória e que esta modulação depende da ligação com os neurônios orexinérgicos da área hipotalâmica lateral. Estudos mostram que os neurônios orexinérgicos da área hipotalâmica lateral modulam os mecanismos de recompensa associados ao comportamento de busca por droga através de projeções para área tegmental ventral e o acumbens. Adicionalmente foi visto que a área hipotalâmica lateral é aferentada por fibras da porção rostrolateral da substância cinzenta periaquedutal. Em outro estudo do nosso laboratório, avaliamos o padrão de ativação da substância cinzenta periaquedutal em animais que expressaram o comportamento de busca por droga, e verificamos a mobilização da porção rostrolateral da substância cinzenta periaquedutal, semelhante ao observado na busca pela presa, durante o comportamento predatório. Sendo assim, poderíamos inferir que este setor da substância cinzenta periaquedutal também estaria envolvido com os mecanismos de recompensa ligados a busca por droga. É importante salientar ainda que a porção rostrolateral da substância cinzenta periaquedutal é aferentada por regiões do córtex pré-frontal medial envolvidas no planejamento de respostas comportamentais motivadas associadas a elementos de recompensa. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo avaliar se os neurônios da porção rostrolateral da substância cinzenta periaquedutal que recebem aferências do córtex pré-frontal medial são os mesmos que enviam projeções para os neurônios orexinérgicos da área hipotalâmica lateral e que consequentemente estariam envolvidos no mecanismo de busca por droga. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.