Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da sazonalidade extrema no metabolismo e imunidade de anfíbios do semi-árido tropical (caatinga)

Processo: 15/02484-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 24 de abril de 2015
Vigência (Término): 23 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Fernando Ribeiro Gomes
Beneficiário:Carla Bonetti Madelaire
Supervisor: Inna Sokolova
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of North Carolina at Charlotte (UNCC), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/24206-4 - Relação sazonal entre reprodução, energética e imunocompetência em sapos (Rhinella jimi) da Caatinga, BP.DR
Assunto(s):Anura   Caatinga   Imunocompetência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptações metabólicas sazonais | Anura | Caatinga | Imunocompetência | Ecoimunologia

Resumo

Esta proposta tem por objetivo estabelecar uma nova colaboração entre os grupos de pesquisa da UNC Charlotte e da Universidade de Sâo Paulo e obter dados preliminares para investigar os efeitos das mudanças climáticas nas populações de anfíbios do sem-árido Brasileiro, Caatinga. Este projeto vai combinar as especialidades dos dois laboratórios envolvidos para determinar o papel dos mecanismos bioenergéticos na compreensão dos efeitos das mudanças climáticas na sobrevivência e valor adaptativo dos anfíbios das Caatingas, lugar considerado como um dos hot-spots para estudos de mudanças climáticas na América do Sul. Para determinar os efeitos da sazonalidade e do estresse fisiológico em reguladores metabólicos e na imunocompetência dos anfíbios, vamos estudar as adaptações fisiológicas de reguladores metabólicos chave, como AMP-ativado por proteína kinase (AMPK), e o fator de hipóxia induzida HIF-1±, além de determinar as relações entre status bioenergético e imunocompetência de anfíbios em resposta a sazonal seca sob altas temperaturas. Amostras serão coletadas de três espécies de anuros Pleurodema diplolister, Rhinella granulosa e R. jimi durante três períodos (seca, chuvas e intervalo entre chuvas) e correlações entre status metabólico, hormonal e de imunocompetência serão testados. Os resultados desse projeto serão apresentados no encontro anual da Society of Integrative and Comparative Biology de 2016. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MADELAIRE, CARLA BONETTI; GOMES, FERNANDO RIBEIRO; SOKOLOVA, INNA. Biomarker-based assessment of the muscle maintenance and energy status of anurans from an extremely seasonal semi-arid environment, the Brazilian Caatinga. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 240, . (14/50643-8, 15/02484-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.