Busca avançada
Ano de início
Entree

A pessoa idosa diante da tecnologia de comunicação e informação avançada

Processo: 14/15236-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social - Serviço Social Aplicado
Pesquisador responsável:Nanci Soares
Beneficiário:Daniela Junqueira Palhares
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologias da informação e comunicação   Inclusão digital   Envelhecimento   Idosos   Entrevista   Pesquisa bibliográfica   Análise de conteúdo   Franca (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autonomia | Envelhecimento | Pessoa idosa | tecnologia | Idoso

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo central analisar a inclusão digital da pessoa idosa como instrumento de valorização social na cidade de Franca-SP. O referencial teórico a ser utilizado neste trabalho investigativo está embasado em compreender o aumento populacional do segmento idoso e o significado de ser velho na sociedade capitalista brasileira; investigar o avanço da tecnologia da comunicação e informação na sociedade brasileira. Analisar as políticas sociais e os programas sociais que visam à valorização social da pessoa idosa como mecanismo para o exercício da cidadania; pesquisar como está sendo materializada a inclusão digital da pessoa idosa nos Centros de Convivência do Idoso na cidade de Franca-SP. O caminho metodológico a ser utilizado nesta investigação será a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Usaremos a abordagem qualitativa, com o método dialético, e para a apreensão dos dados utilizaremos a técnica de entrevista semi-estruturada. Para a análise dos dados faremos o uso do método estudado por Minayo (2007) de análise de conteúdo. O resultado esperado é que a informatização possa ser um instrumento para a inclusão da pessoa idosa na sociedade capitalista, mostrando sua capacidade de aprender algo novo, preservando sua autonomia, e principalmente ficando menos vulneráveis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)