Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e avaliação do potencial inibitório de carboidratos que mimetizam âncora de GPI de T. cruzi

Processo: 14/21200-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ivone Carvalho
Beneficiário:Ana Luísa Malaco Morotti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/14192-7 - Síntese e avaliação de âncoras de GPI fluorescentes de Trypanosoma cruzi como ferramenta para busca de fármacos contra doença de Chagas., BE.EP.DR
Assunto(s):Trypanosoma cruzi   Química farmacêutica

Resumo

As doenças causadas por tripanosomatides representam um problema de saúde de extrema importância em todo o mundo. Dentre elas, a Doença de Chagas afeta milhares de pessoas, sendo forte causa de morbidade e mortalidade, principalmente em países em desenvolvimento. O baixo retorno financeiro e a baixa renda dos indivíduos acometidos não despertam interesse de pesquisa e desenvolvimento de novos tratamentos por parte da Indústria Farmacêutica. O arsenal terapêutico para Doença de Chagas é escasso e, muitas vezes, ineficiente chamando atenção para a busca de novos compostos e de alvos moleculares mais seletivos no parasita. As âncoras de glicofosfatidilinositol (GPI) são responsáveis pela ancoragem de diversas proteínas de T. cruzi, tais como mucinas e trans-sialidases. Diversos estudos têm mostrado a importante destas moléculas para a invasão e sobrevivência do parasita no hospedeiro. Nesse contexto, a síntese de partes de âncora de GPI de T. cruzi torna-se uma ferramenta interessante para o aprofundamento de estudos referentes às funções biológicas e interações desempenhadas por esta classe de moléculas, para a busca de novo alvos moleculares, além de auxiliar na identificação e desenvolvimento de potenciais estruturas para serem utilizadas como antígeno ou adjuvante de vacinas, capazes de mimetizar os carboidratos de âncora GPI. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALACO MOROTTI, ANA LUISA; MARTINS-TEIXEIRA, MARISTELA BRAGA; CARVALHO, IVONE. Protozoan Parasites Glycosylphosphatidylinositol Anchors: Structures, Functions and Trends for Drug Discovery. Current Medicinal Chemistry, v. 26, n. 23, p. 4301-4322, . (14/21200-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOROTTI, Ana Luísa Malaco. Síntese de análogos de âncora de GPI: uma contribuição para a descoberta de novos alvos moleculares de Trypanosoma cruzi. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.