Busca avançada
Ano de início
Entree

Especialização individual no uso do espaço e na dieta do morcego frugívoro Sturnira lilium

Processo: 14/24219-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Márcio Silva Araújo
Beneficiário:Patrícia Kerches Rogeri
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/14939-5 - Especialização individual no uso do espaço e movimento no morcego frugívoro Sturnira lilium, BE.EP.DR
Assunto(s):Dispersão de sementes   Ecologia da paisagem   Morcegos   Animais frugívoros

Resumo

A maior parte dos estudos em ecologia trata indivíduos coespecíficos como equivalentes. No entanto, tem sido crescente o número de estudos que verificaram que os indivíduos de uma mesma população podem utilizar diferentes subconjuntos do total de recursos utilizados por sua população, o que foi definido como "especialização individual". Morcegos frugívoros são importantes dispersores de sementes e a especialização individual no uso do espaço e na dieta pode ter consequências para esse serviço ecológico. O presente estudo pretende verificar a presença de variação interindividual no uso do espaço e de especialização individual na dieta no morcego frugívoro Sturnira lilium e investigar as possíveis causas imediatas dessa variação. Indivíduos adultos e não reprodutivos serão capturados em rede de neblina, dos quais 30 serão marcados com radiotransmissores e monitorados por meio de receptores fixos ("dataloggers"). Serão utilizadas medidas da paisagem para testar os efeitos desta sobre o uso do espaço pelos morcegos. Também estudarei a dieta desses mesmos indivíduos a partir de amostras fecais, com foco na análise das sementes presentes e amostras de pelo e tecido da asa para análise de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio. Para investigar um possível mecanismo gerador dessa variação, estabelecerei uma ordenação dos itens alimentares para cada indivíduo, por meio da razão entre o conteúdo energético e o tempo de manipulação de cada recurso (Teoria de Forrageamento Ótimo). Para isso, usarei uma bomba calorimétrica e realizarei experimentos em tenda de voo, onde frutos serão oferecidos aos indivíduos, sendo medido o tempo de manipulação de cada um. Um índice de especialização individual (IS) será usado para testar a especialização individual na dieta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KERCHES-ROGERI, PATRICIA; NIEBUHR, BERNARDO BRANDAO; MUYLAERT, RENATA LARA; MELLO, MARCO AURELIO RIBEIRO. Individual specialization in the use of space by frugivorous bats. Journal of Animal Ecology, v. 89, n. 11, p. 2584-2595, . (18/20695-7, 06/00265-0, 08/10940-2, 07/03415-6, 15/17739-4, 08/10919-3, 14/24219-4, 07/03405-0)
KERCHES-ROGERI, PATRICIA; RAMOS, DANIELLE LEAL; SIREN, JUKKA; TELES, BEATRIZ DE OLIVEIRA; CRUZ ALVES, RAFAEL SOUZA; PRIANTE, CAMILA FATIMA; RIBEIRO, MILTON CEZAR; ARAUJO, MARCIO SILVA; OVASKAINEN, OTSO. Movement syndromes of a Neotropical frugivorous bat inhabiting heterogeneous landscapes in Brazil. MOVEMENT ECOLOGY, v. 9, n. 1, . (16/14939-5, 13/50421-2, 14/24219-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROGERI, Patrícia Kerches. Especialização individual no uso do espaço e dieta no morcego frugívoro Sturnira lilium. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.