Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e desenvolvimento de novas moléculas contra Mycobacterium tuberculosis baseado na inibição de proteínas do metabolismo de enxofre utilizando a metodologia baseada em fragmentos

Processo: 14/20921-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Andrea Balan Fernandes
Beneficiário:Andreia Navarro Cerone
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalografia de proteínas   Mycobacterium tuberculosis   Desenvolvimento de fármacos   Tuberculose

Resumo

Mycobacterium tuberculosis é a bactéria causadora da tuberculose, doença que causa 2 milhões de mortes ao ano e infecta cerca de 1/3 da população mundial. O tratamento de pacientes com tuberculose é demorado e baseado em um coquetel de drogas que têm levado ao desenvolvimento de linhagens multiresistentes. Este projeto tem como objetivo identificar novas drogas que possam ser usadas para a inibição do microrganismo de forma mais eficiente e rápida. Para isso focamos em proteínas do metabolismo de enxofre, uma via metabólica fundamental para a bactéria, cuja importância para infecção e patogênese tem sido demonstrada funcionalmente, e na metodologia de desenvolvimento de drogas baseada em fragmentos, considerada a forma mais direta e moderna de identificar novas moléculas de interesse médico e farmacêutico. Os alvos principais deste trabalho são duas proteínas: SubI - ligadora de sulfato e a PAPS redutase - CysH. Estas proteínas foram intencionalmente escolhidas por localizarem-se em regiões distintas da célula: o periplasma e o citoplasma, respectivamente, por apresentarem formas de interação com seus ligantes/substratos diferenciadas e por desempenharem funções em etapas diferentes da via. As proteínas serão expressas e purificadas para testes de interação com diferentes drogas, ensaios de validação e uma vez identificada uma ou mais moléculas de interesse, suas estruturas serão resolvidas na presença das mesmas para o desenvolvimento das drogas baseada em fragmentos. Para o entendimento completo da via de captação e assimilação de sulfato também serão caracterizadas as proteínas CysT, CysW, CysA1, CysA2, CysD, CysN, NirA, CysK1, CysK2 e CysM. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CERONE, Andreia Navarro. Caracterização da via de captura/assimilação de sulfato em Mycobacterium tuberculosis: estratégias para o desenvolvimento de inibidores e potenciais alvos para vacina e diagnóstico. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.