Bolsa 14/21166-7 - Aeroelasticidade, Geração de energia elétrica - BV FAPESP
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Modelo aeroelástico de rotor para gerador eólico

Processo: 14/21166-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 01 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Estruturas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Flávio Donizeti Marques
Beneficiário:Carlos Renan dos Santos
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/10278-1 - Aperfeiçoamento do modelo aeroelástico de turbinas eólicas incluindo métodos de previsão de estol dinâmico, BE.EP.IC
Assunto(s):Aeroelasticidade   Geração de energia elétrica   Sedimentos eólicos   Dinâmica das estruturas   Aerogerador   Modelagem computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroelasticidade | Dinâmica estrutural | Metodo UVLM | rotor eólico | Aeroelasticidade

Resumo

Turbinas eólicas representam uma tecnologia para geração de energia elétrica que vem sendo aplicado amplamente no planeta. Sua evolução leva ao desenvolvimento de rotores com pás de grande alongamento, podendo chegar a envergaduras de além de 100 metros. Como consequência, tais pás apresentam grande flexibilidade e tornam-se sujeitas a problemas aeroelásticos diversos. Desta forma, o estudo do comportamento aeroelástico de rotores eólicos é fundamental para evitar situações adversas quando em operação. O presente projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de um modelo computacional para análise dos fenômenos aeroelásticos em rotores de geradores eólicos. Para isso será utilizado o método da malha de vórtices não-estacionário como modelo aerodinâmico acoplado a um modelo dinâmico-estrutural baseado no método dos elementos finitos para uma viga em rotação, garantindo que os efeitos giroscópicos da estrutura serão contabilizados. O acoplamento dos modelos utilizará a técnica de interpolação de splines de superfície, em coordenadas modais originárias da estrutura. A análise dos resultados será feita a partir das respostas aeroelásticas simuladas para diversas condições operacionais.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, CARLOS R.; MARQUES, FLAVIO D.. Lift Prediction Including Stall, Using Vortex Lattice Method with Kirchhoff-Based Correction. JOURNAL OF AIRCRAFT, v. 55, n. 2, p. 887-891, . (16/24522-4, 14/21166-7)

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