Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de efetores na interação de Phyllosticta citricarpa e laranja doce (Citrus sinensis (L.) Osb.)

Processo: 14/19375-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 19 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Machado
Beneficiário:Carolina Munari Rodrigues
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças de plantas   Mancha preta   Citrus   Transcriptoma   Análise de sequência de RNA
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citros | Dual RNA-seq | Efetores | Interação planta-patógeno | Mancha Preta dos Citros | Transcriptoma | Trancriptoma, Interação planta/Patógeno

Resumo

Citros é uma das culturas mais importantes do mundo. O Brasil se destaca como o maior produtor, respondendo por mais de 60% da produção mundial de suco de laranja. Apesar disso, esse setor tem enfrentado problemas principalmente de ordem fitossanitária devido ao grande número de pragas e doenças. Dentre elas está a mancha preta dos citros (MPC), causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa, que é uma das mais preocupantes, sendo responsável por enormes prejuízos à produção brasileira, além de ser considerada quarentenária A1 pela União Europeia e A2 pelos Estados Unidos. Quase todas as variedades de citros são suscetíveis a essa doença, que prejudica significativamente a aparência dos frutos, inviabilizando sua comercialização no mercado interno e exportação, além de ocasionar a maturação precoce e queda prematura dos frutos. Apesar da importância dessa doença são escassos os estudos sobre a genética de P. citricarpa. Contudo, nosso grupo realizou o sequenciamento genômico desse fungo para o melhor conhecimento desse patógeno. Porém ainda falta a compreensão das interações entre esse patógeno e citros. Considerando a importância da doença para a citricultura e as atuais possibilidades de abordagem molecular na interação planta-fungo, o presente trabalho propõe o estudo do transcriptoma de laranja Pera (suscetível a MPC) e de P. citricarpa. Esse trabalho visa investigar as respostas do patógeno e hospedeiro ao mesmo tempo, na mesma amostra, no momento da interação através da técnica Dual RNA-seq. Além disso, esse trabalho propõe a identificação e caracterização dos efetores desse fungo, que são proteínas capazes de burlar a resposta de defesa das plantas resultando assim na doença. O entendimento das alterações na expressão gênica de ambos os organismo simultaneamente é uma abordagem nova e muito interessante, visto que é possível avaliar as mudanças ao mesmo tempo em que o patógeno ataca e a planta tenta se defender. Além disso, esse trabalho nos permitirá identificar e caracterizar efetores que provavelmente são utilizados pelo fungo para causar a doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DALIO, RONALDO J. D.; MAGALHAES, DIOGO M.; RODRIGUES, CAROLINA M.; ARENA, GABRIELLA D.; OLIVEIRA, TIAGO S.; SOUZA-NETO, REINALDO R.; PICCHI, SIMONE C.; MARTINS, PAULA M. M.; SANTOS, PAULO J. C.; MAXIMO, HEROS J.; et al. PAMPs, PRRs, effectors and R-genes associated with citrus-pathogen interactions. ANNALS OF BOTANY, v. 119, n. 5, p. 749-774, . (13/01395-9, 14/19375-7, 13/21924-6, 15/14498-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.