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Equidade no acesso ao ensino superior: o papel da Educação Matemática frente às ações afirmativas para grupos sub-representados

Processo: 14/05584-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ole Skovsmose
Beneficiário:Guilherme Henrique Gomes da Silva
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/04698-8 - Equidade no acesso ao ensino superior: o papel da educação matemática frente às ações afirmativas para grupos sub-representados, BE.EP.DR
Assunto(s):Equidade   Políticas públicas   Ações afirmativas (política)   Ensino superior   Educação matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | Ações de permanência | educação matemática | Ensino Superior | Eqüidade | Politicas Públicas | Educação Matemática

Resumo

A problemática da pesquisa apresentada neste projeto está relacionada ao tema equidade no acesso ao ensino superior brasileiro. Seu objetivo principal é analisar programas que propiciem a ingressantes beneficiados por políticas de ações afirmativas, em cursos superiores com elevada ênfase em matemática, condições de permanência na instituição, focando nos aspectos pedagógicos destas ações. Além disso, o intuito é realizar uma análise, em particular, para as possíveis formas de atuação da Educação Matemática nesse contexto. A questão que norteia a pesquisa é a seguinte: Quais aspectos pedagógicos, relacionados a educação matemática, se mostram favoráveis para a permanência e progressão de estudantes que ingressam em cursos superiores beneficiados por ações afirmativas? Os dados da pesquisa se constituirão de documentos oficiais e informações levantadas junto a duas universidades brasileiras em relação a estratégias e programas que contribuem para a permanência de tais estudantes em cursos da área de ciências exatas. Além disso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores, alunos e gestores envolvidos nesses programas. A análise dos dados buscará identificar novas possibilidades para a inclusão social de grupos sub-representados no cenário universitário. Refletir sobre este tema se mostra importante em um momento em que muitas dúvidas sobre a efetividade das políticas de ações afirmativas no ensino superior vêm à tona. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUILHERME HENRIQUE GOMES DA SILVA. UM PANORAMA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUDESTE BRASILEIRO. Cad. Pesqui., v. 49, n. 173, p. 184-206, . (14/05584-3)
GOMES DA SILVA, GUILHERME HENRIQUE; SKOVSMOSE, OLE. Affirmative actions in terms of special rights: Confronting structural violence in Brazilian higher education. POWER AND EDUCATION, v. 11, n. 2, p. 204-220, . (14/05584-3)
GUILHERME HENRIQUE GOMES DA SILVA. Educação matemática e ações afirmativas: possibilidades e desafios na docência universitária. Cad. Pesqui., v. 47, n. 165, p. 820-846, . (14/05584-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Equidade no acesso e permanência no ensino superior: o papel da Educação Matemática frente às políticas de ações afirmativas para grupos sub-representados. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

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