Busca avançada
Ano de início
Entree

Equidade no acesso ao ensino superior: o papel da Educação Matemática frente às ações afirmativas para grupos sub-representados

Processo: 14/05584-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ole Skovsmose
Beneficiário:Guilherme Henrique Gomes da Silva
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/04698-8 - Equidade no acesso ao ensino superior: o papel da educação matemática frente às ações afirmativas para grupos sub-representados, BE.EP.DR
Assunto(s):Equidade   Políticas públicas   Ações afirmativas (política)   Ensino superior   Educação matemática

Resumo

A problemática da pesquisa apresentada neste projeto está relacionada ao tema equidade no acesso ao ensino superior brasileiro. Seu objetivo principal é analisar programas que propiciem a ingressantes beneficiados por políticas de ações afirmativas, em cursos superiores com elevada ênfase em matemática, condições de permanência na instituição, focando nos aspectos pedagógicos destas ações. Além disso, o intuito é realizar uma análise, em particular, para as possíveis formas de atuação da Educação Matemática nesse contexto. A questão que norteia a pesquisa é a seguinte: Quais aspectos pedagógicos, relacionados a educação matemática, se mostram favoráveis para a permanência e progressão de estudantes que ingressam em cursos superiores beneficiados por ações afirmativas? Os dados da pesquisa se constituirão de documentos oficiais e informações levantadas junto a duas universidades brasileiras em relação a estratégias e programas que contribuem para a permanência de tais estudantes em cursos da área de ciências exatas. Além disso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores, alunos e gestores envolvidos nesses programas. A análise dos dados buscará identificar novas possibilidades para a inclusão social de grupos sub-representados no cenário universitário. Refletir sobre este tema se mostra importante em um momento em que muitas dúvidas sobre a efetividade das políticas de ações afirmativas no ensino superior vêm à tona. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES DA SILVA, GUILHERME HENRIQUE; SKOVSMOSE, OLE. Affirmative actions in terms of special rights: Confronting structural violence in Brazilian higher education. POWER AND EDUCATION, v. 11, n. 2, p. 204-220, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.
GUILHERME HENRIQUE GOMES DA SILVA. AN OVERVIEW OF AFFIRMATIVE ACTION POLICIES IN PUBLIC FEDERAL UNIVERSITIES IN SOUTHEAST BRAZIL. Cad. Pesqui., v. 49, n. 173, p. 184-206, Set. 2019.
GUILHERME HENRIQUE GOMES DA SILVA. Educação matemática e ações afirmativas: possibilidades e desafios na docência universitária. Cad. Pesqui., v. 47, n. 165, p. -, Set. 2017.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Equidade no acesso e permanência no ensino superior: o papel da Educação Matemática frente às políticas de ações afirmativas para grupos sub-representados. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.