Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de frutos e estrutura espacial de populações de espécies arbóreas tropicais

Processo: 14/11559-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Flavio Antonio Maës dos Santos
Beneficiário:Kelly Fernandes de Oliveira Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fenologia   Ecologia de populações   Floresta ombrófila densa   Modelo de Janzen-Connell
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:coexistência | dependência negativa de densidade | fenologia | modelo de recrutamento de Hubbell | Modelo Janzen-Connell | tamanho | Ecologia de populações de plantas

Resumo

O padrão espacial agregado é comumente observado em espécies tropicais e o aumento ou redução da agregação podem estar relacionados a maior produção de frutos por indivíduos mais altos, devido a contribuição com maior densidade de sementes. No entanto, nenhum estudo relacionou essa produção com o grau de agregação das populações de espécies tropicais. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é descobrir se a maior produção de frutos ocasiona maior ou menor agregação de três espécies arbóreas ornitocóricas em uma floresta ombrófila densa de terras baixas. Para isso, utilizaremos dados já coletados de fenologia, tamanho (DAS e volume da copa), estádio ontogenético e localização para todos os indivíduos das três espécies em duas parcelas permanentes de 1 ha cada. Caracterizaremos a intensidade e a duração da floração e da frutificação com o índice de intensidade de Fournier e o índice de atividade, respectivamente. Realizaremos uma análise de regressão logística multinomial entre o DAS dos adultos e a quantidade de frutos produzidos para verificar se indivíduos maiores produzem mais frutos. Então, quantificaremos a agregação das plântulas embaixo das plantas parentais utilizando a pair-correlation function univariada e faremos regressões simples entre a quantidade de frutos produzidos e a agregação das plântulas. Também utilizaremos a pair-correlation function univariada para quantificarmos a agregação de jovens e imaturos embaixo das plantas parentais, de forma a determinarmos se há alteração no grau de agregação dos estádios ontogenéticos subsequentes. Por último, utilizaremos a pair-correlation function bivariada para determinarmos como é a relação espacial entre estádios ontogenéticos subsequentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Kelly Fernandes de Oliveira. Produção de frutos e padrão espacial de populações de espécies arbóreas tropicais. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.