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A antropologia de Rousseau

Processo: 15/00556-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Ética
Pesquisador responsável:Maria das Graças de Souza
Beneficiário:Mauro Dela Bandera Arco Junior
Supervisor no Exterior: Andre Charrak
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França  
Vinculado à bolsa:13/16441-6 - A antropologia de Rousseau, BP.DR
Assunto(s):Filosofia política   Pensamento   Ética (filosofia)   Jean-Jacques Rousseau

Resumo

O motivo inicial de nossa proposta é a análise de um gesto da filosofia do século XVIII presente, especialmente, na obra de Jean-Jacques Rousseau: aquele pelo qual, para explicar a gênese e o funcionamento do pensamento e das paixões no indivíduo, recorre-se a uma primeira origem da cultura. Particularmente em suas duas narrativas hipotéticas (o Discurso sobre a origem da desigualdade e o Ensaio sobre a origem das línguas), Rousseau coloca o problema central da antropologia, a saber, a passagem da natureza à cultura. Fazendo isso, ele recorre manifestamente à teoria condillaquiana, sem a qual não poderia elaborar sua ideia do homem da natureza. O abade de Condillac (1715-1780) defende que as operações do espírito aparecem em uma ordem progressiva. Nosso propósito será, então, reconhecer algumas das afinidades entre o pensamento de Rousseau e o de Condillac, apontar os limites e as diferenças existentes entre esses dois autores, a fim de melhor compreender esse gesto da filosofia de Jean-Jacques. Outros autores que contribuíram para a formação das ideias de Rousseau - seja pela afinidade, seja pela diferença - também terão lugar neste trabalho, como, por exemplo, Montesquieu (1689-1755) e Rameau (1683-1764). (AU)

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