Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicabilidade do mini Exame Cognitivo de Addenbrooke (M-ACE) em idosos brasileiro de baixa escolaridade e estratégias de enfrentamento de cuidadores brasileiros e não brasileiros

Processo: 14/23898-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 02 de março de 2015
Vigência (Término): 01 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Sofia Cristina Iost Pavarini
Beneficiário:Allan Gustavo Bregola
Supervisor no Exterior: Eneida Mioshi
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Cambridge, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:13/26798-9 - Perfil cognitivo, fragilidade, sintomas depressivos e sobrecarga de idosos cuidadores em comunidades rurais, BP.MS
Assunto(s):Cuidadores   Cognição   Idosos   Saúde da família

Resumo

Trata-se da proposta de dois estudos a serem realizados na Universidade de Cambridge, Reino Unido, por meio da Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). O objetivo do primeiro estudo é analisar a aplicabilidade do Mini Exame Cognitivo de Addenbrooke (M-ACE) em uma coorte de idosos brasileiros de baixa escolaridade residentes em comunidades rurais do Estado de São Paulo, Brasil. O estudo por instrumentos breves, de rápida aplicação e confiáveis no rastreio de demências é necessário, principalmente em grupos de idosos com baixa escolaridade. Para esse estudo será utilizado o banco de dados do principal projeto no País, a serem analisados e discutidos juntos aos seus criadores na Universidade de Cambridge. O objetivo do segundo estudo é analisar as estratégias de enfrentamento, sobrecarga e sintomas de depressão em cuidadores brasileiros e não brasileiros. Para compreender as formas de enfrentamento do cuidador, é importante a investigação de diferentes tipos de culturas e contextos de cuidado. Serão utilizados dados coletados no Brasil do e dados fornecidos pelo grupo de pesquisa da Universidade de Cambridge. Todos os dados serão descritos e analisados por meio da estatística descritiva, dos testes de consistência interna dos instrumentos, de normalidade dos dados, de correlação e comparação. Finalmente, o estágio de pesquisa no exterior em uma das melhores universidades do mundo trará valiosas contribuições para o projeto principal no País, uma vez que o grupo é responsável pela criação dos testes cognitivos, é referência em conhecimento em análise estatística, estão abertos ao vinculo entre as duas instituições e proporcionam a melhor infraestrutura para a realização do estágio de pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALLAN GUSTAVO BRIGOLA; ANA CAROLINA OTTAVIANI; ÉRICA NESTOR SOUZA; ESTEFANI SERAFIM ROSSETTI; MARIÉLLI TERASSI; NATHALIA ALVES OLIVEIRA; BRUNA MORETTI LUCHESI; SOFIA CRISTINA IOST PAVARINI. DADOS DESCRITIVOS EM DIFERENTES AVALIAÇÃOES COGNITIVAS EM IDOSOS DA COMUNIDADE: DADOS ESTRATIFICADOS POR IDADE E ESCOLARIDADE. Dement. Neuropsychol., v. 12, n. 2, p. 157-164, . (13/26798-9, 17/04129-9, 14/23898-5)
ALLAN GUSTAVO BRIGOLA; BRUNA MORETTI LUCHESI; ESTEFANI SERAFIM ROSSETTI; ENEIDA MIOSHI; KEIKA INOUYE; SOFIA CRISTINA IOST PAVARINI. Perfil de saúde de cuidadores familiares de idosos e sua relação com variáveis do cuidado: um estudo no contexto rural. Rev. bras. geriatr. gerontol., v. 20, n. 3, p. 409-420, . (13/26798-9, 14/23898-5)
BRIGOLA, ALLAN GUSTAVO; LUCHESI, BRUNA MORETTI; ALEXANDRE, TIAGO DA SILVA; INOUYE, KEIKA; MIOSHI, ENEIDA; IOST PAVARINI, SOFIA CRISTINA. High burden and frailty: association with poor cognitive performance in older caregivers living in rural areas. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 39, n. 4, p. 257-263, . (13/26798-9, 14/23898-5)
ALLAN GUSTAVO BRIGOLA; TIAGO DA SILVA ALEXANDRE; KEIKA INOUYE; MONICA SANCHES YASSUDA; SOFIA CRISTINA IOST PAVARINI; ENEIDA MIOSHI. Associação entre baixa escolaridade, desempenho cognitivo reduzido, incapacidade funcional e fragilidade em idosos. Dement. Neuropsychol., v. 13, n. 2, p. 216-224, . (13/26798-9, 17/04129-9, 14/23898-5, 16/07967-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.