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Verdade do cheiro e do som: versões da história em A costa dos murmúrios (1988), de Lídia Jorge, sob a ótica da narrativa moldura

Processo: 14/21829-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Marlise Vaz Bridi
Beneficiário:Elisangela Aneli Ramos de Freitas
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura portuguesa   Narrativa   Análise do discurso   Análise de conteúdo   Pesquisa bibliográfica

Resumo

O romance de Lídia Jorge, A costa do murmúrios, de 1988, é dividido em duas partes: a primeira, intitulada "Os gafanhotos", é escrita em terceira pessoa e apresenta o relato cronológico de eventos ocorridos na festa de casamento de Evita e Luís, que se deu no Hotel Stella Maris, na cidade da Beira, Moçambique, em plena guerra colonial. Na segunda parte do livro, escrita em primeira pessoa, Eva Lopo - protagonista e narradora - tenta elucidar, após vinte anos, os eventos ocorridos durante a sua estadia em África, com base nos acontecimentos narrados em "Os gafanhotos". Assim, "Os gafanhotos" estabelece-se como uma narrativa que dá ensejo a esta outra narrativa, movimento que a teoria literária denomina como narrativa moldura. A narrativa moldura ou recit encadré irá delimitar ou enquadrar os fatos narrados subsequentemente, produzindo o efeito de uma moldura. O objetivo deste trabalho é aprofundar os estudos sobre esta modalidade narrativa dentro da obra A costa dos murmúrios, a partir do estudo minucioso das referências bibliográficas concernentes à narrativa moldura e avaliar em que dimensão este modelo narrativo se configura na obra. Uma vez estabelecida a primeira parte como mote para a segunda parte do romance, intenta-se analisar as consequências desta escolha para a narrativa como um todo, analisando os possíveis efeitos de sentido decorrentes deste movimento na análise da obra.

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