Busca avançada
Ano de início
Entree

Polimorfismo do gene TLR9-1486T/C e sua associação com o Helicobacter pylori, o adenocarcinoma gástrico e avaliação da expressão gênica

Processo: 14/17716-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Juliana Garcia de Oliveira Cucolo
Beneficiário:Manoela Dias Susi
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Genética médica   Neoplasias gástricas   Expressão gênica   Polimorfismo genético   Transformação celular neoplásica   Helicobacter pylori   Adenocarcinoma   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer gástrico | expressão gênica | Helicobacter pylori | Polimorfismos | Tlr9 | Genética Humana

Resumo

A carcinogênese do estômago apresenta etiologia complexa, na qual fatores genéticos e ambientais estão envolvidos, com diferentes fatores: como vírus, bactérias e hábitos de vida. Estima-se que o H. pylori continua sendo o maior fator de risco para o surgimento do câncer gástrico, já que este patógeno se encontra envolvido com o processo inflamatório da mucosa do estômago. É também conhecido, que fatores genéticos do hospedeiro podem aumentar o risco para as lesões gástricas pré-malignas e câncer gástrico. Os receptores Toll-like (TLR) são importantes reguladores da imunidade inata que podem ser ativados no momento do reconhecimento de ligantes bacterianos e virais. Entre eles, o TLR9 está presente nas células epiteliais gástricas e auxilia no reconhecimento do H. pylori, podendo estar associado a carcinogênese gástrica e descrito como altamente polimórfico. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar por PCR-RFLP o polimorfismo TLR9 1486T/C ( rs187084) em um grupo de pacientes com doenças gástricas (positivos e negativos para H. pylori), um grupo de pacientes com adenocarcinoma gástrico, e um grupo de pacientes com exame histopatológico normal todos negativos para a bactéria. Assim como avaliar os níveis de expressão do gene TLR9 na mucosa gástrica, das mesmas amostras de tecido, pela técnica de PCR em tempo real e a possível associação deste polimorfismo em região promotora com o nível de expressão proteica dos receptores. O perfil gênico encontrado poderá sinalizar uma associação deste polimorfismo e um risco aumentado para a infecção pelo H. pylori, assim como, para as lesões gástricas avaliadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUSI, MANOELA DIAS; CAROLINE, DE MATOS LOURENCO; RASMUSSEN, LUCAS TREVIZANI; MARQUES PAYAO, SPENCER LUIS; TEIXEIRA ROSSI, ANA FLAVIA; SILVA, ANA ELIZABETE; DE OLIVEIRA-CUCOLO, JULIANA GARCIA. Toll-like receptor 9 polymorphisms and Helicobacter pylori influence gene expression and risk of gastric carcinogenesis in the Brazilian population. WORLD JOURNAL OF GASTROINTESTINAL ONCOLOGY, v. 11, n. 11, p. 998-1010, . (14/17716-1, 13/14022-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.