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Análise da validade de conteúdo e da confiabilidade do protocolo de avaliação de conceitos básicos para crianças pré-escolares com paralisia cerebral

Processo: 14/24238-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luzia Iara Pfeifer
Beneficiário:Thaciana Fioravante Cavalcante
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia ocupacional   Paralisia cerebral   Pré-escolar   Cognição   Instrumentos de avaliação   Validade do teste
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição | paralisia cerebral | Terapia Ocupacional | Terapia Ocupacional

Resumo

A paralisia cerebral (PC) engloba um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento do movimento e postura, causando limitações nas atividades que são atribuídas a distúrbios não progressivos que ocorrem no desenvolvimento fetal ou cérebro infantil. O processo cognitivo global e específico pode ser afetado, tanto devido a distúrbios atribuídos à PC como em consequência secundária devido a limitações que restringem a atividade de aprendizagem e experiência em desenvolvimento perceptual. Para o terapeuta ocupacional que atua junto à população infantil, é fundamental avaliar e estimular o desenvolvimento cognitivo da criança. Porém, há escassez de instrumentos no Brasil com foco neste aspecto, já que a maioria deles é de uso exclusivo de psicólogos o que impede que esta habilidade seja mensurada na prática clínica desse profissional. O presente projeto busca analisar a validade de conteúdo e verificar a confiabilidade do Protocolo de Avaliação de Conceitos Básicos (PACB) para crianças pré-escolares com paralisia cerebral. Esta será uma pesquisa aplicada, não experimental, transversal de caráter quali-quantitativo e descritivo. A amostra será composta por um grupo experimental, constituído por crianças com paralisia cerebral e outro grupo chamado de grupo controle, composto por crianças com desenvolvimento típico. O PACB será aplicado em uma amostra total de 60 crianças, sendo crianças 30 crianças com paralisia cerebral com idade entre quatro a seis anos de idade, de ambos os sexos, em tratamento em Centros de Reabilitação de Ribeirão Preto e 30 crianças com desenvolvimento típico, com as mesmas características de gênero e idade do grupo de estudo. Serão utilizados procedimentos estatísticos de análise descritiva, correlacional e multivariada para análise dos dados.

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