Busca avançada
Ano de início
Entree

Tiro ao alvo: determinação da influência do intervalo entre blocos de treino na aprendizagem de múltiplas discriminações temporais

Processo: 14/23805-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Marcelo Salvador Caetano
Beneficiário:Tábata Cristina da Silva
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Estímulos

Resumo

Estimações temporais são usadas diariamente por humanos e animais não-humanos nas mais diversas tarefas do dia-a-dia. Somos capazes de estimar diversos eventos de durações distintas quando esses são sinalizados por estímulos ambientais diferentes. No laboratório, o procedimento de múltiplos intervalos fixos é comumente utilizado para investigar essa capacidade de aprendizagem de diferentes intervalos temporais. Dados provenientes desse procedimento têm mostrado que a ordem na qual os diferentes intervalos são treinados influencia o que é aprendido, mesmo quando o desempenho final na tarefa entre grupos de treino diferentes é aparentemente é o mesmo. Por exemplo, quando diferentes intervalos (sinalizados por estímulos diferentes) são treinados em blocos com dezenas de tentativas de um intervalo, seguido por outro bloco de dezenas de tentativas de outro intervalo, e assim por diante, participantes humanos e roedores não utilizam os estímulos sinalizadores como dicas do intervalo em vigor. Já quando o treino ocorre de maneira "misturada", ou seja, os diferentes intervalos e seus estímulos sinalizadores são apresentados de maneira randômica em cada tentativa, as associações entre os estímulos e intervalos são formadas. O presente projeto busca descrever a importância da pausa entre os blocos de treino de cada intervalo no conteúdo aprendido na tarefa. Para tanto, este projeto propõe a utilização de um "jogo de tiro ao alvo" no computador com participantes humanos, que basicamente consiste em uma tarefa de múltiplas discriminações temporais, na qual a pausa entre os blocos de tentativas de cada estímulo e intervalo a ser discriminados será manipulada. A influência desta pausa entre os blocos treinados sobre o conteúdo aprendido será avaliada. Os resultados têm relevância para o entendimento de estratégias de aprendizagem que podem ser aplicadas a outros comportamentos humanos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)