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Responder por exclusão em crianças com atraso de linguagem

Processo: 14/21770-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Andréia Schmidt
Beneficiário:Julia Fonseca
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   Crianças   Transtornos do desenvolvimento da linguagem   Análise do comportamento   Comportamento verbal   Vocabulário

Resumo

Durante as últimas três décadas, pesquisadores têm se dedicado ao estudo do fenômeno conhecido responder por exclusão, geralmente descrito como uma tendência do indivíduo a relacionar estímulos indefinidos (como imagens ou objetos) a referentes também indefinidos (por exemplo, uma palavra), sem a necessidade de ensino prévio. Um importante segmento destas pesquisas, tanto nas disciplinas da análise do comportamento quanto da Psicolinguística, tem investigado a relação deste fenômeno com a aquisição de repertório verbal, sobretudo com populações que apresentem desenvolvimento atípico, como maneira de investigar variáveis que interfiram durante o processo de aprendizagem. Uma destas populações de interesse é a de crianças com atraso de linguagem, que são identificadas a partir dos dois anos de idade, com vocabulário pequeno, mas sem nenhuma patologia subjacente. Esse projeto tem como objetivos gerais: a) investigar a ocorrência de responder por exclusão em relações nome objeto em crianças com indícios de atraso de linguagem, em comparação com crianças de desenvolvimento típico, e b) verificar a interferência de dicas contextuais no responder por exclusão destas crianças, empregando estímulos com topografia de substantivos e verbos. Serão realizados dois estudos: o primeiro testará o responder por exclusão destas crianças, em tarefas de matchingtosample para ensino de discriminações condicionais auditivovisuais com nomes e objetos. O segundo também utilizará tarefas de matchingtosample e avaliará o responder por exclusão em sondas com estímulos auditivos com topografia de substantivos e verbos no gerúndio, utilizando como estímulos comparação vídeos com ações e imagens com objetos estáticos. (AU)

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