Busca avançada
Ano de início
Entree

Dor e espiritualidade em pacientes renais crônicos em hemodiálise: um estudo correlacional

Processo: 14/10759-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Fabiana de Souza Orlandi
Beneficiário:Barbara Isabela de Paula Morais
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Dor crônica   Espiritualidade   Insuficiência renal crônica   Medição da dor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Dor | Envelhecimento | Espiritualidade | insuficiência renal crônica | Saúde | Enfermagem em Nefrologia

Resumo

A dor pode ser conceituada como uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada à lesão real ou potencial dos tecidos. A dor é considerada subjetiva e pessoal, sendo sua percepção caracterizada como uma experiência multidimensional, diversificando-se na qualidade e na intensidade sensorial, sendo afetada por variáveis afetivo-motivacionais. A dor, especialmente quando crônica, afeta todas as áreas da vida do indivíduo, dependendo assim, de uma abordagem física, psíquica e social. A atividade religiosa é a primeira ou segunda estratégia de enfrentamento utilizada contra a dor recorrente. O objetivo do estudo é verificar a relação entre a percepção da dor, as atitudes diante da dor, o nível de espiritualidade e a experiência espiritual diária de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. Trata-se de um estudo correlacional, de corte transversal, que será realizado em uma Unidade de Terapia Renal Substitutiva, com adultos (pessoas com idade entre 18 e 59 anos) e idosos (pessoas com 60 anos ou mais), portadores de DRC em hemodiálise. Na coleta de dados serão utilizados o instrumento de caracterização dos sujeitos, a Escala Multidiomensional de Avaliação da Dor (EMADOR), a Escala de Espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro (EEPR-P) e Escala de Experiência Espiritual Diária (EEED) que serão preenchidos por meio de entrevista individual, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Espera-se com esta pesquisa trazer contribuições para o avanço da Ciência, possibilitando assim ampliar os conhecimentos acerca da dor e sua relação com a espiritualidade de pacientes com DRC em tratamento hemodialítico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IZABEL CRISTINA CHAVEZ GOMES; CARLENE SOUZA SILVA MANZINI; ANA CAROLINA OTTAVIANI; BARBARA ISABELA DE PAULA MORAES; RAFAELA BROCHINE LANZOTTI; FABIANA DE SOUZA ORLANDI. Atitudes frente à dor e à espiritualidade dos pacientes renais crônicos em hemodiálise. BrJP, v. 1, n. 4, p. 320-324, . (14/10759-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.