Bolsa 14/20243-8 - Rádio (meio de comunicação), Televisão - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Na onda Hallyu: o K- Pop no cenário da América Latina

Processo: 14/20243-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Rádio e Televisão
Pesquisador responsável:Maria Cristina Gobbi
Beneficiário:Mariana Carrion Teodoro
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/13462-8 - Na Onda Hallyu: o K- Pop no cenário da América Latina, BE.EP.IC
Assunto(s):Rádio (meio de comunicação)   Televisão   Fãs   Internet   Movimento cultural   América Latina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | Fãs | K-Pop | Onda cultural | Onda Hallyu | Teoria e História da Comunicação

Resumo

A Onda Hallyu é o termo dado à divulgação da cultura sul coreana no exterior, principalmente através de filmes, doramas e música. Os doramas são o correspondente as séries americanas e as novelas brasileiras. Já na música, o estilo mais popularizado é o K-Pop, do termo inglês Korean Pop, ou pop coreano. Desde os anos 90, ele vem sendo moldado e divulgado na Ásia, mas somente a partir de 2010 pode-se dizer que atingiu uma escala mundial. Composto por diversificados grupos de garotas ou garotos, e comandado por grandes agências de entretenimento, o K-Pop tem como foco agradar principalmente adolescentes, e é esse público que se encarregou de difundi-lo ao redor do mundo. São fãs inseridos no contexto da internet, principalmente nas redes sociais, e devido a isso, são capazes de dar feedback sobre videoclipes e músicas lançadas, divulgar os grupos atraindo mais pessoas, fazer mobilizações em prol de uma causa, se agrupar através de interesses comuns. As agências de entretenimento e a mídia são as principais bases do K-Pop, sustentando o sucesso desse movimento cultural. Contudo, é necessário pensar nas consequências desse fenômeno global. Como ele influencia a cultura dos fãs? Qual é o preço que esses jovens artistas têm que pagar pelo estrelato? Este trabalho busca entender a formação da Onda Hallyu, com foco no K-Pop, descrevendo seu sistema; seu cenário na América Latina; seus fãs, e o poder que esse movimento tem de movimentar essa onda cultural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)