Busca avançada
Ano de início
Entree

Mudanças no consumo/mudanças no espaço urbano: lojas populares, centros tradicionais e vendas pela internet nos anos 2000

Processo: 14/20513-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Eda Maria Góes
Beneficiário:Bárbara Pozza Scudeller
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/20155-3 - Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo, AP.TEM
Assunto(s):Geografia urbana   Consumo   Produção do espaço urbano   Análise econômica   Cidades médias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:centros tradicionais | Cidades Médias | Consumo | práticas espaciais | produção do espaço urbano | Geografia urbana

Resumo

Esta proposta se articula ao Projeto Temático "Lógicas econômicas contemporâneas: cidades médias e consumo", no qual as práticas espaciais e as lógicas econômicas ligadas ao consumo no e do espaço são tomadas como possibilidades de se fazer a leitura das transformações urbanas. O foco específico deste projeto de IC recai nos outros papéis desempenhados pelo consumo, além do econômico, como a sociabilidade que permeia a relação de compra e venda, abordando questões relacionadas às mudanças experimentadas desde os anos 2000, especialmente em cidades médias, e suas relações com a produção do espaço urbano. Pretendemos: 1. nos apoiar no estudo de caso do Magazine Torra Torra em sua localização central em 5 cidades médias (Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Londrina), atentando para as mudanças recentemente experimentadas pelo centro tradicional de cada uma delas e para as mudanças da própria loja, inclusive a aposta nas relações virtuais que possibilitam e estimulam o consumo (site, de blog, facebook e canal no youtube); 2. recorrer a procedimentos metodológicos qualitativos (observações, fotos, acompanhamento de blog etc.) e 3. adotar uma perspectiva que leva em conta as relações entre espaço e tempo, para assim atingir o objetivo geral de ajudar a compreender como a padronização do consumo altera os espaços a ele destinados e como ele modela as relações sociais a partir dos centros tradicionais das cidades médias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)