Bolsa 14/13091-7 - Análise do comportamento, Transtorno do espectro autista - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino de tarefas matemáticas com o uso de discriminações condicionais para crianças com transtorno do espectro autista

Processo: 14/13091-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Rafael Vilas Boas Garcia
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do comportamento   Transtorno do espectro autista   Equivalência de estímulos   Crianças autistas   Matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Matemática | equivalência de estímulos | Tarefas de escolha de acordo com o modelo | Transtorno do Espectro Autista | Análise Aplicada do Comportamento

Resumo

Os objetivos desta proposta são avaliar a eficácia do ensino informatizado em tarefas de escolha de acordo com o modelo, desenvolver, aplicar e avaliar um currículo para ensino de conceito de número para crianças com TEA. Estudos que utilizaram o procedimento de MTS para ensinar discriminações condicionais arbitrárias e formar classes de estímulos equivalentes obtiveram bons resultados em participantes com deficiências. Propõe-se uma replicação sistemática de Rossit (2003) que ensinou sistema monetário para jovens com deficiência intelectual utilizando tarefas de MTS e organizou um currículo de ensino com base no paradigma de equivalência de estímulos. Para o ensino de conceito de número, os estímulos experimentais (numerais de um a nove e figuras com formas não representacionais) serão divididos em três grupos de estímulos, por valores crescentes em um delineamento de linha de base múltipla entre grupos de estímulos. Espera-se que os resultados obtidos por Rossit (2003) sejam replicados em pessoas com TEA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)