Busca avançada
Ano de início
Entree

Desafios na realidade tecnológica: garantias dos direitos autorais na música

Processo: 14/17454-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Direito Privado
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo de Abreu Boucault
Beneficiário:Guilherme Jorge da Silva Gravatin
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria fonográfica   Direito autoral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura | Direitos Autorias | Indústria Fonográfica | tecnologia | TRIPS Agreement | Direito Internacional Privado; Direito Autoral.

Resumo

Esta pesquisa tem como tema os Direitos Autorais no âmbito fonográfico musical. Por meio do estudo do TRIPS (Agreement on Trade-Related Aspects of Intellectual Property Rights) e de suas consequências para o Brasil, pretende-se abordar as principais discussões no âmbito autoral que relacionam o autor e sua produção artística, dentro do universo tecnológico pós-moderno. Tendo o TRIPS um caráter comercial, é importante distinguir o objetivo da proteção dos direitos autorais no Brasil, que tem o autor como foco, de outras proteções, que assim como o TRIPS, evidenciam o caráter comercial da produção artística, em detrimento da proteção do próprio autor. A disseminação de informação e de conteúdo digital é rápida e disponível, facilitando a distribuição não autorizada de conteúdo autoral. Enquanto empresas de comunicação discutem critérios de lucratividade envolvendo esses direitos e as perdas financeiras devidas à contrafação pela internet, um aspecto importante é deixado de lado. Dentro da ordenamento jurídico brasileiro, a proteção do autor e do interprete, artista em geral, é de extrema importância. Mais do que a relação meramente comercial, existe a intenção de estímulo à produção cultural e valorização do artista. A elevação da discussão do direito autoral para o patamar cultural que é apresentada nesta pesquisa é relevante pois discute os fundamentos da legislação internacional e nacional, colocando a discussão autoral em evidência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)