Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das alterações dolorosas, inflamatórias e somatossensoriais em pacientes durante tratamento ortodôntico: um estudo controlado

Processo: 14/18741-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paulo César Rodrigues Conti
Beneficiário:Fernanda Araújo Sampaio
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Dor facial   Ortodontia   Reabilitação bucal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dor facial | neurorecptores | ortodontia | Reabilitação Oral

Resumo

A movimentação dentária ortodôntica é induzida por um estímulo mecânico, a força, e facilitada pela remodelação do ligamento periodontal e do osso alveolar. Uma condição necessária para essa remodelação é a presença do processo inflamatório no ligamento periodontal. A dor é um dos principais sinais cardiais da inflamação e está presente durante a movimentação dentária por aparelho ortodôntico. Vários estudos demonstram que a presença do processo inflamatório adjacente aos nervos pode ser detectados por meio de testes quantitativos sensoriais (QST). O presente trabalho tem como objetivo avaliar alterações sensoriais utilizando o QST e as citocinas do fluido crevicular gengival de pacientes durante tratamento ortodôntico visando determinar uma possível correlação entre a dor da movimentação dentária induzida e esses fatores. Serão analisados 30 pacientes que iniciarão o tratamento ortodôntico corretivo com a montagem do aparelho fixo do arco superior e depois de um mês do arco inferior. Os sujeitos serão analisados em 8 sessões. Estes serão submetidos a seis modalidades de QST em 2 regiões da face, região do nervo infra-orbitário e do nervo mentual, e no braço dominante. Os QST incluirão o Limiar de Detecção Elétrico (CPT), Limiar de Detecção ao Calor (HDT), Limiar de Detecção ao Frio (CDT), Limiar de Detecção Mecânico (MDT), Supralimiar Mecânico (MST) e o teste de Controle de Modulação da Dor (CPM). Será ainda registrado a intensidade da dor no paciente durante todo o estudo. Será coletado o fluido crevicular gengival (FCG) inicial dos quatro primeiros molares para controle na primeira sessão e o FCG experimental dos dentes posteriores da hemiarcada do braço dominante 24 horas após a colocação dos separadores e 24 e 720 horas após a ativação da movimentação ortodôntica com arco NiTi 0.14 para posterior realização da multianálise Luminex das citocinas presentes no FCG. Análise dos dados será realizada utilizando-se o teste estatístico t-test pariado, ANOVA, RANOVA, com nível de significância de 5% (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAMPAIO, FERNANDA A.; SAMPAIO, CLAUDINE R. A.; CUNHA, CAROLINA O.; COSTA, YURI M.; ALENCAR, PHILLIPE N. B.; BONJARDIM, LEONARDO R.; GARIB, DANIELA; GARLET, GUSTAVO P.; ELIAV, ELI; CONTI, PAULO C. R.. The effect of orthodontic separator and short-term fixed orthodontic appliance on inflammatory mediators and somatosensory function. Journal of Oral Rehabilitation, v. 46, n. 3, p. 257-267, . (14/18741-0, 15/09913-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAMPAIO, Fernanda Araújo. Avaliação das alterações dolorosas, inflamatórias e somatossensoriais em pacientes durante tratamento ortodôntico. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.