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Sistema de medição especialista para estações de carregamento de veículos elétricos

Processo: 14/18864-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas, Instrumentação
Pesquisador responsável:Ricardo Augusto Souza Fernandes
Beneficiário:Saulo Barros Chaves
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de controle   Equipamentos de medição   Medidas elétricas   Instrumentação   Energia elétrica   Veículos elétricos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estações de carregamento | Monitoramento de consumo de energia | Veículos Elétricos | Medidas Elétricas

Resumo

Este projeto de pesquisa possui como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema de monitoramento/medição que possibilite calcular a tarifa de energia elétrica referente ao carregamento das baterias de veículos elétricos por meio de estações que podem encontrar-se distribuídas em uma determinada cidade. Portanto, este medidor será desenvolvido para adquirir tanto os valores instantâneos de tensão e corrente durante o carregamento das baterias do veículo elétrico como também a identificação do veículo. Assim, é importante comentar que a aquisição destes valores instantâneos será feita mediante o uso de transdutores de efeito Hall. Além disso, a identificação do veículo elétrico deve ser obtida via um canal de comunicação ZigBee ou Bluetooth a partir da troca de dados entre o medidor da estação de carregamento e o computador de bordo do veículo elétrico. Em posse dos valores das tensões e correntes instantâneas, torna-se possível o cálculo do consumo de energia elétrica em kWh que deverá ser acrescido à tarifa de energia elétrica do consumidor que possui o automóvel em sua propriedade. Desta forma, tanto o consumo de energia elétrica como a identificação do veículo serão enviadas via Ethernet (por meio do protocolo TCP/IP) à concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na região de concessão onde encontra-se alocada a estação de carregamento. Destaca-se que a concessionária será representada por um software que realizará a tarifação do consumo de energia elétrica determinado pelo medidor, bem como a busca em base de dados pela identificação do veículo elétrico para que a tarifa possa ser vinculada à conta de energia do proprietário do automóvel. Em função da metodologia supracitada, pretende-se averiguar a taxa de amostragem ideal para este tipo de medidor (o qual torna-se especialista para estações de carregamento de veículos elétricos), bem como determinar a infraestrutura necessária para garantir que os dados sejam trafegados pelos canais de comunicação de forma eficiente.

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