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Contribuições à evolução de um ambiente de avaliação automática de trabalhos de programação

Processo: 14/18913-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Vítor Rodrigues Tonon
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Engenharia de software   Sistemas de gestão da aprendizagem   Ensino e aprendizagem   Metodologia e técnicas de computação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino e aprendizagem | Ferramentas de Avaliação Automática | Fundamentos de Programação | Sistemas de Gestão da Aprendizagem | Engenharia de Software

Resumo

A avaliação de trabalhos práticos de programação exige esforço e tempo do professor. Procurando minimizar tais esforços, iniciativas têm sido propostas a fim de automatizar o processo de avaliação desses trabalhos. O ambiente ProgTest insere-se neste contexto como uma ferramenta de apoio à avaliação de trabalhos práticos de programação, avaliando tanto a qualidade dos programas implementados pelos alunos como a qualidade dos testes desenvolvidos por eles. Experiências têm mostrado que o uso da ProgTest traz benefícios para o ensino e aprendizagem tanto de fundamentos de programação como de teste de software. No entanto, melhorias na qualidade do ambiente ainda se fazem necessárias para sua efetiva adoção em cenários reais de ensino e aprendizagem. Assim, este trabalho visa aevolução do ambiente ProgTest de forma a mitigar suas limitações. Dentre os aspectos a serem investigados destacam-se a melhoria na usabilidade da interface da ProgTest e a adição de novas funcionalidades ao ambiente, sobretudo de aspectos relacionados à segurança e desempenho. Além disso, também devem ser investigados mecanismos de apoio à integração do ambiente ProgTest a sistemas de gestão da aprendizagem, a fim de possibilitar fácil acesso e utilização da ProgTest por meio desses sistemas.

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