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Ensaios sobre a Teoria da Divulgação - Um estudo sobre a abordagem da Pesquisa Positiva em Contabilidade no Mercado de Capitais

Processo: 14/19015-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de outubro de 2014
Vigência (Término): 14 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Ciências Contábeis
Pesquisador responsável:Marina Mitiyo Yamamoto
Beneficiário:Marina Mitiyo Yamamoto
Pesquisador Anfitrião: Albert Fishlow
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Columbia University in the City of New York, Estados Unidos  
Assunto(s):Mercado de capitais   Governança corporativa   Rentabilidade   Divulgação   Informação contábil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Divulgação | Governança Corporativa | informação contábil | Mercado de Capitais | Preço das Ações | Rentabilidade | Mercado de Capitais

Resumo

A pesquisa em contabilidade financeira do final dos anos 60 (Ball e Brown, 1968; Beaver, 1968) passou a incorporar os desenvolvimentos teóricos que lançaram as bases para a moderna teoria financeira (década de 50), a partir de então, a pesquisa contábil em mercado de capitais tornou-se uma das áreas mais atrativas no cenário internacional, sendo que, modelos foram desenvolvidos, técnicas econométricas e estatísticas utilizadas sob a abordagem positiva, estabelecendo hipóteses derivadas da teoria que testadas empiricamente, constatam-se o seu alinhamento com a teoria (Watts e Zimmerman,1986). Os dois modelos desenvolvidos pela economia financeira que forneceram a base para a verificação da reação do mercado à informação contábil, sob a ótica da existência de outras fontes de informações e quanto o mercado é eficiente, testada em termos do conjunto de informações contábeis foram: o CAPM (Capital Asset Pricing Model) e a EMH (eficiente market hypothesis).O objetivo dessa pesquisa é a construção de um modelo conceitual de divulgação de informações contábeis para o mercado de capitais brasileiro, baseado na estrutura da Teoria da Divulgação e nos resultados obtidos em pesquisas empíricas. A identificação dos modelos matemáticos, das ferramentas estatísticas, das informações escolhidas e dos resultados, bem como, a análise do conjunto, apontando similaridades, semelhanças e divergências, contribui para a formação da base conceitual para a construção do modelo de divulgação que contribua para melhorar os entendimentos sobre a relevância das informações contábeis no Brasil. A metodologia utilizada é a exploratória com abordagem qualitativa. Como resultados esperados, tem-se a construção de modelo conceitual, para as pesquisas positivas no Brasil.

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