Busca avançada
Ano de início
Entree

O rugby, identidade e processos econômicos no Brasil

Processo: 14/09746-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marco Antonio Bettine de Almeida
Beneficiário:Diego Monteiro Gutierrez
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do esporte   Rugby   Ciclos econômicos   Identidade nacional   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Ciclos econômicos | Identidade | Rugby | Sociologia do Esporte

Resumo

A identidade nacional é um elemento cultural fluído em constante transformação, assumindo os mais variados aspectos, nunca encontrando uma definição única e absoluta. Os fluxos migratórios são responsáveis por grandes transformações culturais e no modo como a nação vê a si mesma, já que a comunidade estrangeira acaba por introduzir novos elementos que se enraízam na cultura nacional, ao mesmo tempo em que busca se identificar com o país escolhido criando sua própria definição de nacionalidade. O trabalho analisa a criação de uma identidade nacional alternativa e as suas transformações a partir da pratica do rugby no Brasil. O esporte, introduzido no Brasil em 1894, nunca alcançou a popularidade da sua modalidade irmã, o futebol, mas vem sendo praticado de forma ininterrupta por mais de 100 anos no país. A modalidade, goza de grande popularidade mundial, a copa do mundo de rugby é o terceiro maior evento esportivo do planeta com uma audiência acumulada de mais de 4 bilhões de espectadores. O esporte, porém, nunca irá se enraizar por completo no Brasil, sempre mantendo uma grande dependência dos fluxos migratórios e da interação com o exterior. Outro elemento importante é o nível de atividade econômica do país. Numa primeira análise, a dissertação tentará avaliar melhor esta questão, durante os períodos de expansão econômica as trocas com o exterior aumentam e, por consequência, pode-se observar um crescimento na prática da modalidade esportiva rugby. No sentido contrário, durante períodos de recessão econômica pode-se perceber um forte impacto na prática do esporte. A prática do rugby está quase sempre relacionada com a participação de estrangeiros, porém esses grupos, que escolheram o Brasil como residência fixa, estarão, ao mesmo tempo, construindo sua própria noção de identidade que, além dos diversos elementos próprios de cada comunidade, terá na pratica e na organização do rugby um fator fundamental de contato com os brasileiros e com o Brasil. Essa nova forma de construção de identidade parece incorporar uma dinâmica e elementos originais, de uma forma muito diferente daquela relacionada, por exemplo, ao futebol, construindo uma brasilidade à sua própria maneira. Como sustentação básica para estas reflexões, a saber, a construção de uma identidade com aspectos originais e a relação entre a expansão da prática esportiva com os ciclos econômicos, o trabalho vai construir um resgate histórico do rugby no Brasil, através de fontes de dados primários e secundários, e procurará também apontar as perspectivas futuras de seu desenvolvimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUTIERREZ, Diego Monteiro. O Rugby, identidade e processos econômicos no Brasil. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.