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Investigação aerodinâmica e aeroacústica dos efeitos de perturbação de camada-limite em um cilindro

Processo: 14/22202-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:William Roberto Wolf
Beneficiário:Paulo Rogerio Gomes de Azevedo Junior
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/03413-4 - Investigação da geração e propagação de ruído em configurações aerodinâmicas utilizando aeroacústica computacional, AP.JP
Assunto(s):Aeroacústica   Aerodinâmica de aeronaves   Trens de pouso   Ruído
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analogia acústica | Fontes acústicas | Método de Multipolos Rápidos | Trens de pouso | Aeroacústica

Resumo

Nos últimos trinta anos, uma redução significativa do ruído gerado por jatos de aeronaves foi obtida devido aos esforços realizados para se projetar motores mais eficientes e silenciosos. Desde então, a interação entre escoamentos não-estacionários e a estrutura das aeronaves se tornou uma fonte de ruído significativa, especialmente em condições de aterrissagem. Dessa forma, os trens de pouso se tornaram uma das fontes mais importantes de ruído gerado pela interação entre escoamento e estrutura. Neste trabalho, será realizado um estudo sobre as características aerodinâmicas e aeroacústicas de um cilindro, representativo de uma geometria de trem de pouso, com assopramento e sucção da camada-limite. Essas perturbações serão aplicadas de forma estacionária ao longo da envergadura do cilindro e uma investigação dos efeitos de assopramento e sucção na emissão de vórtices ao longo da esteira do cilindro será apresentada. Uma ferramenta de dinâmica dos fluidos computacional que resolve as equações de Navier-Stokes e que possui características de baixa dispersão e dissipação numérica será utilizada.

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