Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da qualidade da formação docente e seu impacto no desempenho escolar

Processo: 14/17447-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Elaine Toldo Pazello
Beneficiário:Antonio Daniel Ricardo Engracia Caluz
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Economia da educação   Ensino fundamental   Qualidade da educação   Rendimento escolar   Formação continuada do professor   Análise de conteúdo

Resumo

Neste projeto queremos analisar o efeito da qualidade da formação dos docentes sobre a vida escolar dos alunos. Utilizando dados do Censo Escolar e da Prova Brasil, além de indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), queremos propor uma medida quantitativa para mensurar a qualidade da formação dos docentes. A ideia é usar como medida da qualidade da formação do docente, a qualidade do curso ou da instituição em que ele se formou, segundo os indicadores do SINAES. Dessa forma, o objetivo é agregar essa medida por escola e relacioná-la ao desempenho dos alunos de cada escola na Prova Brasil. Como resultado da análise, poderemos verificar se existe (ou não) uma relação entre a medida de qualidade docente proposta e a vida escolar dos alunos. O objetivo é aplicar os procedimentos propostos neste projeto para o ensino fundamental, relacionando nossa medida de qualidade com o desempenho da 4ª e 8ª séries (5° e 9° anos), que são as séries que participam da Prova Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)