Busca avançada
Ano de início
Entree

A educação permanente em saúde na formação para o cuidado às famílias em saúde mental

Processo: 14/09444-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carla Guanaes Lorenzi
Beneficiário:Gabriela Martins Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/03467-5 - Compreendendo processos de educação permanente em saúde a partir do construcionismo social, BE.EP.DR
Assunto(s):Construcionismo social   Saúde mental   Educação continuada   Família

Resumo

O cuidado às famílias dos usuários dos serviços de saúde mental é aspecto valorizado pelo modelo de atenção biopsicossocial e importante para efetivação da Reforma Psiquiátrica brasileira. Apesar disso, ainda é um desafio no cotidiano dos serviços. Para atender a esta necessidade, a literatura aponta a Educação Permanente em Saúde (EPS) como um recurso para o desenvolvimento deste cuidado, junto aos profissionais de saúde. Assim, este projeto tem como objetivo geral entender quais processos conversacionais contribuem para o desenvolvimento da lógica da EPS e para a formação profissional para o cuidado às famílias de usuários de serviços de saúde mental. Para tanto, será proposto um processo formativo em grupo, seguindo a lógica da EPS, com profissionais de saúde mental dos serviços públicos de saúde do município de Ribeirão Preto. Estas conversas serão analisadas considerando como as formas de conversar se relacionam com os conteúdos das conversas, gerando efeitos para o próprio contexto imediato, de formação, e efeitos possíveis para as práticas de cuidado às famílias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIELA MARTINS SILVA; OTTAR NESS; CARLA GUANAES-LORENZI. Educação Permanente em Saúde Mental: Momentos Críticos na Análise do Processo Grupal. Paidéia, v. 28, 2018-12-17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Gabriela Martins. A educação permanente em saúde na formação para o cuidado às famílias em saúde mental. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.