Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação in vitro de derivados semi-sintéticos de curcumina na expressão do oncogene E6 de HPV de alto risco

Processo: 14/04395-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paula Rahal
Beneficiário:Ana Beatriz Bortolozo de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Virologia   Curcumina   Oncogenes   Infecções por Papillomavirus   Papillomavirus humano 16   Genes p53   Neoplasias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | Derivados semi-sintéticos de curcumina | E6 | Hpv 16 | Virologia - Papilomavírus humano (HPV)

Resumo

Os Papilomavírus Humanos (HPVs) são vírus de DNA pertencentes à família Papillomaviridae. Os HPVs com tropismo por tecido mucoso são divididos em dois grupos, de baixo e de alto risco oncogênico, os de baixo risco levam ao desenvolvimento de lesões intra-epiteliais benignas, enquanto os HPVs de alto risco estão associados a cânceres genitais e de cabeça e pescoço. No entanto, o principal tipo tumoral relacionado ao HPV é o câncer cervical, sendo encontrado o DNA viral em mais de 96% dos casos. A oncoproteína E6 de HPV de alto risco é uma das principais proteínas envolvidas no processo de carcinogênse decorrente da infecção. A E6 liga-se à proteína p53 e a degrada, evitando que a célula infectada entre em apoptose, o que contribui para proliferação celular descontrolada. Os tratamentos tradicionais contra o HPV envolvem cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Entretanto, esses tratamentos causam efeitos colaterais e a reincidência é frequente. Dessa forma, compostos naturais têm sido utilizados na busca por drogas que inibam a expressão viral. Nesse contexto, pesquisas são realizadas visando o tratamento do câncer com a curcumina, uma substância que apresenta propriedades anti-inflamatória, imuno-modulatória, antioxidante, anti-angiogênica, quimioprotetora, anti-proliferativa e antimicrobiana. Foi observado que esse fitoterápico diminui o nível de RNAm de E6 e restaura o nível da proteína p53 em células de linhagens de carcinoma cervical positivas para HPV. No entanto, a curcumina apresenta baixa biodisponibilidade e rápido metabolismo e excreção. Uma estratégia promissora para driblar esses obstáculos é a busca por derivados sintéticos de curcumina que consigam superar essas limitações e aumentar a eficácia terapêutica desse fitoterápico. Assim, o objetivo desse projeto é analisar in vitro a ação de diferentes derivados semi-sintéticos de curcumina sobre a expressão do oncogene viral E6 de HPV 16 e do gene alvo (p53) em linhagens de carcinoma cervical HPV 16 positivas. Para isso, a viabilidade das células incubadas com os compostos em diferentes concentrações será analisada por ensaio MTT. A avaliação da expressão do RNAm de E6 e p53 será realizada por qPCR e a determinação da expressão da proteína p53 será obtida por Western Blotting, respectivamente. Dessa forma, esse trabalho será capaz de demonstrar qual derivado semi-sintético de curcumina apresenta maior eficácia na inibição da degradação da proteína p53. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORTOLOZO OLIVEIRA, ANA BEATRIZ; ADUM DE MATOS, RENATA PRANDINI; STUQUI, BRUNA; TORREZAN, GUILHERME SILVA; POLAQUINI, CARLOS ROBERTO; REGASINI, LUIS OCTAVIO; CALMON, MARILIA DE FREITAS; RAHAL, PAULA. Cytotoxicity and Antitumoral Activity by Apoptosis Induction of AC13: A Brominated Curcumin Analogue. PHARMACOGNOSY MAGAZINE, v. 14, n. 58, p. 611-616, . (14/04395-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Ana Beatriz Bortolozo de. Estudo da ação de derivados semi-sintéticos de curcumina em linhagens celulares de câncer humano. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.