Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação de professores de matemática no estado do Rio Grande do Norte: mapeando história(s)

Processo: 14/05379-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 26 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Antonio Vicente Marafioti Garnica
Beneficiário:Marcelo Bezerra de Morais
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores   História oral

Resumo

O texto apresenta uma proposta de doutorado cujo cenário de investigação é a formação de professores de Matemática num estado da região Nordeste do Brasil, o Rio Grande do Norte. Dúvidas nos surgem sobre a formação de professores a partir de pesquisas disponíveis e de nossas próprias experiências. Para elaborar compreensões acerca dessas questões, propomos este projeto de pesquisa que tem como objetivo geral compreender e elaborar versões históricas, a partir de diversas perspectivas documentais e testemunhais, de como se deu a formação dos professores que ensinavam matemática no estado do Rio Grande do Norte, nas séries que correspondem aos atuais ensinos fundamental e médio, incluindo possíveis aspectos relacionados ao desenvolvimento desse processo de formação, antes e durante o período de criação dos quatro mais antigos cursos superiores que habilitavam professores em Matemática nesse estado, tendo como possíveis delimitadores temporais às décadas de 1950 e 1990. Para atingirmos o nosso objetivo, desenvolveremos uma pesquisa de caráter qualitativo, optando pela História Oral (temática) como metodologia de investigação. Pretendemos utilizar não só as fontes orais, na forma de depoimentos de professores de Matemática que atuaram e se formaram na região, como também documentos escritos. O projeto insere-se em projeto maior do GHOEM (Grupo História Oral e Educação Matemática), que visa realizar um mapeamento sobre a História da Educação Matemática Brasileira, em específico sobre a formação de professores que ensinam matemática. Defende-se, também, que este exercício de pesquisa contribuirá para a constituição de uma versão sobre o ensino de Matemática no Brasil e com o que se tem atualmente chamado de História da Educação Matemática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAIS, Marcelo Bezerra de. Se um viajante... percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte. 2017. 24 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociências e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.