Busca avançada
Ano de início
Entree

Medindo um envolvimento paterno multidimensional: validação brasileira do inventory of father involvement

Processo: 14/01671-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Elizabeth Joan Barham
Beneficiário:Ligia de Santis
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/22965-0 - Medindo um envolvimento paterno multidimensional: análise das propriedades psicométricas da versão brasileira do inventory of Father involvement, BE.EP.MS
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Psicometria   Pais   Relações pai-criança

Resumo

Diante das transformações recentes nas rotinas de casais com filhos pequenos, pesquisadores estão estudando novos padrões de interação entre pais (homens) e seus filhos. Já existem pesquisas indicando que a presença dos pais (homens) na criação dos filhos resulta em benefícios para o desenvolvimento infantil, o relacionamento conjugal e senso de competência do pai no papel parental. No entanto, uma dificuldade para avaliar programas de intervenção no Brasil, que visam o fortalecimento das interações entre pais e filhos, é que não se conta com um instrumento validado para medir diretamente o envolvimento dos pais. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é dar continuidade ao processo de validação do Inventory of Father Involvement (IFI), já traduzido e adaptado para uso no Brasil (IFI-BR). No presente estudo, pretende-se realizar uma análise fatorial para aprimorar a precisão do instrumento, usando um banco de dados já existente, que inclui respostas de 200 pais (homens) ao IFI-BR. A nova versão do IFI-BR será aplicada em mais 60 pais (homens) de crianças de três a 10 anos de idade, para verificar algumas evidências de validade externa do instrumento, por meio de correlações entre os escores obtidos no IFI-BR e outras medidas. Para avaliar evidências de validade preditiva (possíveis efeitos do envolvimento paterno), serão avaliadas percepções dos pais sobre o desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos seus filhos (Social Skills Rating System-BR), sua satisfação com a relação conjugal (questionário de satisfação conjugal) e percepções dos pais sobre alguns aspectos do seu bem-estar. Além disso, para avaliar possíveis antecedentes do envolvimento paterno, será aplicado o critério Brasil e um questionário para levantar dados sociodemográficos adicionais e também informações básicas sobre suas atividades profissionais. Assim, espera-se avançar o processo de validação do IFI-BR, para melhor equipar profissionais para avaliar suas intervenções com pais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIGIA DE SANTIS; ELIZABETH JOAN BARHAM. Envolvimento Paterno: Construção de um Modelo Teórico Baseado em uma Revisão da Literatura. Trends in Psychology, v. 25, n. 3, p. 941-953, . (14/01671-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.