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Infância e política - aprofundamento teórico-metodológico a partir dos conceitos de política e socialização política

Processo: 14/16173-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de outubro de 2014
Vigência (Término): 14 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Paula Soares da Silva
Beneficiário:Regiane Sbroion de Carvalho
Supervisor no Exterior: Vincent Tournier
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: Fondation Nationale des Sciences Politiques (Sciences Po Grenoble), França  
Vinculado à bolsa:12/10876-8 - Participação Política e infância: aproximações a partir da escuta de crianças de um movimento de luta pela terra, BP.DR
Assunto(s):Infância

Resumo

Temos como foco analisar e discutir a relação entre criança e política a partir da fala de crianças de seis a quinze anos de um assentamento rural vinculado a movimentos de luta pela terra. Recorremos a termos que historicamente têm pautado a criança em sua relação com a política, dentre os quais destacamos a socialização política e o próprio conceito de política. Com a finalidade de aprofundar teórico e metodologicamente essa temática, realizaremos um estágio com o professor Vincent Tournier e seu grupo de pesquisa, que investigam a socialização política para a faixa etária juvenil, considerando suas especificidades e que, portanto, consideramos importantes interlocutores para a discussão do tema e da própria política. Assim, o presente projeto de estágio de pesquisa no exterior objetiva um aprofundamento teórico, metodológico e analítico de conceitos que compõem nossa pesquisa de doutoramento, especificamente os conceitos de (1) Política; (2) Criança e Política; e (3) Socialização Política de crianças. As principais atividades previstas são (1) Estudo da bibliografia pertinente e análise do material empírico e (2) Reuniões de orientação individuais e coletivas. Para a análise, articularemos os estudos teóricos e discussões desenvolvidas durante o estágio, tanto em supervisão quanto em grupos, e o material empírico já construído na pesquisa de doutorado, abarcando os conceitos de política, socialização política e criança. Outros conceitos profícuos discutidos com o orientador no exterior e seu grupo poderão compor as reflexões e análises. (AU)

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