Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento de rota em voo para VANTs em caso de situação crítica: uma abordagem baseada em segurança

Processo: 14/12297-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Matemática da Computação
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Claudio Fabiano Motta Toledo
Beneficiário:Jesimar da Silva Arantes
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Voo (engenharia de aeronaves)   Aeronaves não tripuladas   Segurança aérea   Programação matemática   Computação evolutiva

Resumo

O presente documento tem por objetivo apresentar uma proposta de dissertação a ser desenvolvida no programa de mestrado em Ciência da Computação e Matemática Computacional do ICMC/USP. A dissertação abordará estudos relacionados ao problema de planejamento de rota em voo para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) na ocorrência de uma situação crítica. Tal situação pode estar relacionada a uma falha crítica nos equipamentos do VANT que impede a continuação da missão em curso pela aeronave. O tema da dissertação busca avançar o estado da arte considerando um novo conceito, chamado In-Flight Awareness (IFA), que estabelece consciência situacional em VANTs visando o aumento da segurança de voo. Este trabalho propõe uma abordagem nova no tratamento de falhas críticas durante voos ao adaptar técnicas baseadas em computação evolutiva aliada ao conceito IFA. O objetivo principal é viabilizar o pouso forçado de VANTs em caso de situação crítica, minimizando possíveis danos. As soluções encontradas serão validadas em simuladores de voo e adaptadas para os modelos de VANTs Tiriba e Ararinha desenvolvidos no ICMC/USP. O presente projeto está inserido numa pareceria de pesquisa estabelecida com o professor Brian Charles Williams do Massachussets Institute of Technology (MIT), e também está vinculado ao projeto FAPESP CEPID, Center for Mathematical Sciences Applied to Industry, coordenado pelo professor José Alberto Cuminato do ICMC/USP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARANTES, MARCIO DA SILVA; MOTTA TOLEDO, CLAUDIO FABIANO; WILLIAMS, BRIAN CHARLES; ONO, MASAHIRO. Collision-Free Encoding for Chance-Constrained Nonconvex Path Planning. IEEE Transactions on Robotics, v. 35, n. 2, p. 433-448, . (13/07375-0, 14/11331-0, 14/12297-0)
ARANTES, JESIMAR DA SILVA; ARANTES, MARCIO DA SILVA; MOTTA TOLEDO, CLAUDIO FABIANO; TRINDADE JUNIOR, ONOFRE; WILLIAMS, BRIAN CHARLES. Heuristic and Genetic Algorithm Approaches for UAV Path Planning under Critical Situation. International Journal on Artificial Intelligence Tools, v. 26, n. 1, SI, . (13/26091-2, 14/12297-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARANTES, Jesimar da Silva. Planejamento de rota para VANTs em caso de situação crítica: Uma abordagem baseada em segurança. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.