Busca avançada
Ano de início
Entree

Fotografia e comunicação: redes sociais e a dimensão afetiva da imagem

Processo: 14/14847-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Wagner Souza e Silva
Beneficiário:Wagner Souza e Silva
Pesquisador Anfitrião: Francisco Rui Nunes Cádima
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Assunto(s):Fotografia   Fotojornalismo   Mídias sociais   Cultura midiática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura midiática | fotojornalismo | redes sociais | Fotografia

Resumo

A prática da fotografia ganhou significativo incremento com a recente hibridação gadgets-rede. Tal configuração é sustentada pela mobilidade e conectividade dos smartphones, agora dotados de câmeras com qualidade técnica crescente e aplicativos de fácil manuseio para intervenções plásticas atraentes, o que parece banalizar as possibilidades estéticas da fotografia, o que promove uma expressiva produção fotográfica pautada pela initimidade e os afetos. Assim, este projeto tem o objetivo de abordar esse entrelaçamento entre um despojamento estético e uma intensificação da dimensão afetiva da imagem, em que a fotografia é muito menos uma prática ancorada no repertório conceitual das Artes, e mais um fenômeno midiático sob os domínios da Comunicação Social. Como estratégia de investigação, este projeto, baseando-se em pesquisa e análise crítica de bibliografia, observará e interpretará a atual inserção do fotojornalismo na rede social do Instagram, observando a participação dos periódicos, fotojornalistas e usuários comuns, que, equalizados pelas mesmas interfaces e políticas de uso, promovem vasta documentação fotográfica em torno de mesmos temas noticiosos, reforçando a autonomia da fotografia como um fenômeno midiático. Esta solicitação apresentada à Fapesp tem como objetivo permitir o desenvolvimento desta pesquisa em Portugal, entre dezembro de 2014 e março de 2015, na Universidade Nova de Lisboa, mais especificamente junto ao CIMJ - Centro de Investigação em Media e Jornalismo, sob a supervisão do Prof. Dr. Francisco Rui Cádima, visto o interesse de se buscar a imersão num contexto de pesquisa já bem direcionado aos temas que envolvem a fotografia neste projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)